Personalidades do meio jurídico são homenageadas nas comemorações dos 50 anos do curso de Direito

12/08/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Mariana Ostemberg

Homenageados pelos 50 anos do curso de Direito UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

“Comemoramos Bodas de Ouro. São 50 anos do curso de Direito da UCDB. Isso demonstra nossa tradição de ensino, de qualidade e forte compromisso com a formação de alunos e cidadãos”, ressaltou a coordenadora do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco, Elaine Cleir Alexandre dos Santos,  durante a comemoração dos 50 anos do curso de Direito, realizado na quinta-feira (11).

O Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, destacou a implantação da primeira turma do curso de Direito da UCDB em março de 1966, antiga Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (Fucmt). “50 anos não são 50 dias. Sabemos a longa história e sabemos os frutos que o curso deu ao Estado, e queremos continuar nesse desempenho, com os todos os valores que são necessários”.

Em comemoração ao aniversário, foram homenageadas 50 personalidades, entre eles egressos, professores, antigos reitores e diretores da Católica. “Além dos professores da primeira turma e os outros cinco que foram diretores e reitor, escolhemos também egressos que ocupam algum cargo do meio jurídico. É de suma importância selar o compromisso com essas personalidades, pois é uma tradição do ensino jurídico, e a nossa vontade é que isso perpetue”, comentou a coordenadora.

Para o Procurador Geral Adjunto de Justiça Jurídico, Humberto de Matos Brittes, que é egresso da Católica e foi um dos homenageados, esse foi um momento de satisfação em sua carreira. “Estou muito feliz, isso nada mais representa que o espírito salesiano, de sempre olhar por seus filhos. Eu me considero filho da Fucmat. A UCDB é para mim a melhor Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul”.

Ao final do evento os acadêmicos, colaboradores, docentes e convidados participaram de palestra ministrada pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e autor de 21 livros sobre Direito Processual Civil,  Cássio Scarpinella Bueno.

Além do Reitor Pe. Ricardo Carlos, da coordenadora do curso de Direito, Elaine Cleir, professores e convidados, também estiveram presentes o arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa; deputado estadual, Felipe Orro, representando o presidente da Assembleia Legislativa; o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Vitor Ortiz; Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto; Pró-Reitor de Administração, Ir. Herivelton Breitenbach; Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Luciane Pinho de Almeida; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Hemerson Pistori; e o presidente da OAB-MS, Mansur Elias Karmouche.

Ainda na quinta-feira à noite, houve o descerramento de uma placa em homenagem aos 50 anos do curso seguido de um júri simulado. Seis professores dividiram-se entre acusação e defesa de um caso real, com a presença da juíza Sandra Artiolli. O grupo teatral Tragédia Anunciada fez a encenação do crime.

Nesta sexta-feira (12), às 19h, no anfiteatro do bloco C, o juiz federal Odilon de Oliveira profere palestra sobre “Crimes na fronteira e outros temas atuais do Direito Penal”.

Confira a galeria de fotos