Pe. José Marinoni reassume Reitoria da UCDB após quatro anos

12/02/2020 - 11:50 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Pe. José Marinoni foi empossado pelo Chanceler Pe. Ricardo Carlos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

“Todos devemos ser comprometidos com o processo de procura e de transmissão da verdade. E não podemos abdicar de três dimensões: a visão de mundo, a investigação e a formação. Conclamo a todos que trabalhem juntos pelo melhor da nossa universidade: com transparência, com simplicidade e com o máximo das nossas energias”. Assim de declarou o novo Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, no seu discurso de posse, em cerimônia realizada na manhã de hoje (12), no Pátio UCDB.

Com a presença de salesianos, dos arcebispos Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Vitório Pavanello e Dom Mariano Danecki, de representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande, de instituições como a Embrapa, Ministério Público Estadual, UFMS, Uems, entre outras, o Reitor teve a oportunidade de falar também com os calouros, que chegaram à UCDB para o primeiro dia letivo. “Sejam bem-vindos e saibam que esta é a casa de vocês. Vocês devem fazer da UCDB uma grande experiência, aprender uns com os outros”, aconselhou.

O Chanceler da UCDB e presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Ricardo Carlos, que ocupava justamente o cargo de Reitor, destacou a importância da Católica como célula mater do ensino superior em Mato Grosso do Sul: “A nossa Universidade se singulariza pelo compromisso com os jovens. Ao longo de quase seis décadas, mantemos os ensinamentos de Dom Bosco, que é formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Pe. Marinoni ocupou o cargo de Reitor da UCDB entre 1993 e 2015. Nos últimos quatro anos, atuava como diretor-executivo da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco no Brasil (CisBrasil), em Brasília (DF).

Acolhida

Após a posse, os novos acadêmicos da UCDB dividiram-se por área do conhecimento e foram apresentados ao corpo docente. A mesma programação acadêmica será repetida à noite.

Amanhã (13), tem início o ano letivo para os veteranos. Todos os acadêmicos terão os dois primeiros tempos de aula e, às 9h e às 20h30, um grande show será realizado no Bosque UCDB, assim como vem sendo realizado há quatro anos.

Proporcionar momentos de diversão que permitam a confraternização da comunidade acadêmica tem como principal objetivo evitar o trote violento. A UCDB editou portaria interna que prevê punições que podem chegar a expulsão caso sejam flagradas situações vexatórias ou que exponham a riscos os acadêmicos, sejam eles calouros ou veteranos.

Outras medidas tomadas são o acordo com proprietários de bares dos arredores da UCDB, que permanecerão fechados durante o período de aulas hoje e amanhã. A Polícia Militar e a Agetran farão orientações do trânsito e do cumprimento das leis, tais como a Lei do Trote (lei estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004), que proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

 Confira a galeria de fotos