Participantes do Curso para Diretivos daS IUS destacam experiências e possibilidades de intercâmbios

27/09/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Professor Jorge Baeza, do Chile, foi um dos facilitadores do curso

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Muitas experiências, muito aprendizado. Os dias intensos de trabalho no curso para Diretivos das Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) têm sido aprovado pelos participantes — novos diretores e integrantes de conselhos de reitorias de instituições de 12 países da Europa, África e Américas.

“Tem sido muito bom e auxilia muito na nossa formação. O conteúdo discutido nos ajuda muito. A experiência de conhecer melhor a UCDB é também muito rica e já vejo a possibilidade de parcerias”, destacou o diretor do Instituto Superior de Filosofia e Ciências Humanas de Togo (África), Otekpo Dieudonné.

Apesar das realidades bem distintas encontradas em cada país, o compartilhamento de experiências é válido, segundo o diretor geral do Instituto Universitário Salesiano de Turim (Iusto), Alessio Rocchi. “O exercício da alta gestão é muito solitário. Quando temos a oportunidade de ouvir colegas e conhecer outros contextos, é um aprendizado muito grande. O curso também tem servido para discussão de parcerias entre as IUS de todo o mundo”.

As atividades deste primeiro módulo na UCDB continuam até sexta-feira (28), no anfiteatro do bloco M (Clínicas-Escola). O segundo módulo do curso será realizado de 23 a 27 de setembro de 2019, na Universidade Politécnica Salesiana, em Quito (Equador).

Durante todo o dia de amanhã (25), o tema debatido será “Processos estratégicos e ferramentas de gestão nas universidades”, com os facilitadores Dr. Genesio Zeferino e Dr. Mario Olmos, de El Salvador. Na sexta-feira (28), a partir das 11h, os participantes discutem "Habilidades e competências de um gestor universitário”, apresentado por Dr. Humberto Flores, também de El Salvador. As avaliações e o encerramento do curso será às 17h.