Palestra sobre transtornos mentais é realizada no Museu das Culturas Dom Bosco para profissionais da saúde

18/04/2018 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nesta terça-feira (17), o auditório do Museu das Culturas Dom Bosco foi palco para o “Seminário sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho dos profissionais da saúde”, um evento realizado em alusão ao Abril Verde — movimento nacional que busca a reflexão e ações da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Na data, três especialistas foram convidados para ministrar uma palestra para os profissionais da saúde: a professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães, e os docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Juberty Antonio de Souza  e Dr. Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida.

De acordo com a professora Liliana, como o intuito é trabalhar com a promoção e prevenção de saúde o público alvo da palestra foi escolhido por ser considerado de risco. Segundo a docente, atualmente é alarmante o número de afastamentos de profissionais da saúde decorrentes de problemas mentais: “É muito comum vermos médicos e enfermeiros serem afastados por depressão, transtorno por estresse pós traumático, alcoolismo, consumo de drogas lícitas ou ilícitas, doenças que têm contribuído para casos de suicídio”.

Diante deste cenário, Liliana enfatizou a importância de se falar sobre o assunto. “A palestra veio no sentido de alertar e conscientizar, tanto os profissionais quanto os gestores. É importante que ao primeiro sinal se tenha uma conversa com a pessoa e, se perceber uma mudança de comportamento, encaminhar para acompanhamento psicológico", esclareceu.

O evento foi promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (SIEMS), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região (TRT) e o Centro de Reabilitação em Saúde do Trabalhador (CEREST).