Palestra Cidadania e voto é apresentada para acadêmicos da UCDB

25/04/2019 - 8:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Palestrante Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos dos cursos matutinos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram nesta quarta-feira (24) da palestra Cidadania e voto, que integra o Projeto Universidade Cidadã, uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.

“O projeto Universidade Cidadã busca levar a informação a respeito da criação do cidadão, para o jovem que está começando a sua vida como cidadão, votando, exercendo atividades dentro do local que ele reside e percebendo que a escolha dele do voto é de extrema importância. A importância de irmos até a Universidade é isso, poder conscientizar o jovem de que ele precisa votar e não só porque é obrigatório, mas porque através do exercício do voto dele, ele consegue fazer as modificações e exercer o direito de cidadania dele, dentro da comunidade que ele está inserido”, destacou a representante do EJE/TREMS, Maria Caroline Bertol Carloto Trindade Nantes.

Dentre os pontos abordados foi sobre o que é ser cidadão. “É ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos”. Ela ressaltou ainda sobre o voto responsável, que visa o bem comum, os interesses públicos, repudiando a conduta criminosa de compra e venda de votos, bem como evitando voto em branco ou o voto nulo, que consistem na renúncia ao direito de participar da construção de uma sociedade melhor para todos.

“A cidadania expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito aos deveres que lhe são impostos”, ponderou.

Notícias


06/11/2025 - 10:30 - Extensão

UCDB leva orientação vocacional e experiências interativas à Cidade da Juventude

Evento ocorre nos altos da Avenida Afonso Pena


06/11/2025 - 08:11 - UCDB

UCDB entrega Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para Jaraguari

Documento foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura e entregue em solenidade na Câmara Municipal


04/11/2025 - 11:02 - Esporte

Programa de Bolsa do Governo Estadual beneficia nove atletas da UCDB

Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô