Palestra Calouro Consciente faz parte do movimento Maio Amarelo

10/05/2016 - 9:00 - UCDB

Fonte: Mylena Ensinas

Major Franco Alan, do 17º Batalhão da Polícia Militar de Trânsito durante palestra para acadêmicos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Em parceria com o movimento Maio Amarelo, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou ontem (9) a palestra Calouro Consciente. A palestra foi ministrada a acadêmicos de todos os cursos, do 1° semestre da Católica.

O major Franco Alan, do 17º Batalhão da Polícia Militar, mostrou aos acadêmicos dados alarmantes, que comprovam que o uso de bebidas alcoólicas ligadas a direção são um risco real a vida humana. Mostrando que os condutores que infringem a Lei Seca devem ser punidos duramente.

Com o advento da nova legislação, que foi constituída em 2012, ao ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica, mesmo que mínima já considera-se que o condutor está alcoolizado, acarretando em punições. 

As punições são divididas em dois tipos, as administrativas que acarretam multa no valor de R$ 1,9 mil; suspensão do direito de dirigir por um ano; recolhimento da habilitação; sete pontos na carteira e retenção do veículo.

“Estamos em uma evolução lenta, e quem está sofrendo é essa classe, os jovens”, destacou o major. Ele reforçou que os dados estatísticos comprovam que após a atualização da Lei Seca, o índice de acidente causados por ingestão de bebida alcoólica diminui de forma significativa, mostrando que os condutores estão conscientes dos riscos ao dirigir embriagado.