Palestra apresenta novidades na área computacional e oportunidades no setor

10/03/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Palestrante Vimerson Bento dos Santos, da High Tech Cursos,

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Novidades na área computacional e oportunidades do setor de automação no Brasil e no mundo foram os pontos principais do 3º ciclo de palestras de introdução das engenharias (Mecânica, Elétrica, Computação e Controle e Automação), realizada na quinta-feira (9), no auditório da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

O palestrante Vimerson Bento dos Santos, da High Tech Cursos, disse que é possível aplicar todo o conhecimento adquirido na Universidade nos cursos de engenharias para o dia a dia das pessoas, trazendo agilidade e soluções para o trabalho. “Temos uma demanda infinita para trabalhar, pois podemos desenvolver qualquer projeto e o colocar em atuação pela internet”, disparou.

Na Embrapa Gado de Corte em Campo Grande, segundo Santos, um software desenvolvido monitora as vacas no pasto, possibilitando o produtor saber o tempo que ficou comendo no cocho e a quantidade de vezes, o período em que permanecem na sombra e quando estão próximas de parir.

Santos destacou também vários componentes que já estão disponíveis no mercado, como os sensores nos carros – permitindo medição do combustível, velocidade, distância percorrida, entre outros; geladeira inteligente – que avisa o proprietário sobre os produtos que estão para acabar; lâmpada wifi – que pode ser controlada pela internet, permitindo controlar a iluminação da casa a qualquer hora e lugar; localizador de chaves – por meio de um dispositivo emite sinal ao smartphone indicando a localização; tomada inteligente – que mede o consumo de energia; entre outros.

“O mercado está escasso de mão-de-obra nesta área. O papel do acadêmico é se qualificar para isso, e desenvolver novos projetos, ou seja, vocês estão no caminho certo”, explicou o palestrante. Ele apontou ainda que toda e qualquer ideia na área computacional pode ser elaborado um projeto e apresentado ao Ministério das Ciências, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que poderão analisar e em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiá-lo.