08/01/2021 - 13:10 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu ontem (7) a tarde, os 40 ovos de jacaré encontrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (Semea) da prefeitura de Três Lagoas, durante ação de preservação e manejo da fauna da Lagoa Maior. Já o réptil encontrado no local, provavelmente uma fêmea, foi levado e solto na Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina, localizada em Brasilândia (MS).
“Recebemos os ovos de jacaré da espécie Caiman latirostris, que está sob proteção ambiental, estamos mantendo-os incubados na temperatura e umidade adequadas e aguardamos que eles nasçam, o que deve ocorrer até o final do mês de março, acompanhamos o desenvolvimento deles para depois devolvê-los ao habitat natural”, explica a bióloga e médica veterinária, que coordena o Biotério, professora Dra. Paula Helena Santa Rita.
O trabalho de auxílio com os ovos de jacaré tiveram início no ano retrasado, conseguindo devolver alguns filhotes à natureza. Essa espécie é restrita a áreas de conservação ambiental, desta forma se somente removessem os ovos, os filhotes não nasceriam e os que nascem ainda precisam ser acompanhados.
Conforme a Semea, todo o trabalho de manejo dos ovos e do jacaré, feito por funcionários da prefeitura de Três Lagoas, é autorizado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo
Evento termina no próximo sábado (9)