17/11/2009 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Quantas pessoas estão muitas vezes tomadas por sentimentos de culpa e acham que a sua situação não tem mais jeito. Uns simplesmente se entregam e deixam que a depressão tome conta de suas vidas. Há também aqueles que logo tomam a decisão drástica de dar um fim à própria existência. Outros, por outro lado, procuram alguma solução psicológica para os seus problemas. Há também aqueles que buscam a confissão como meio de restabelecer a harmonia interior que foi perdida.
Na sua caminhada para Jerusalém, Jesus se encontrou com uma dessas pessoas que viviam tomadas pelo sentimento de culpa. Segundo Lucas 19,1-10, um homem chamado Zaqueu, funcionário do império, como chefe dos cobradores de impostos, havia se tornado muito rico. Quando soube que Jesus estava passando pela cidade, tentou vê-lo, mas, infelizmente, era tão baixo que a multidão não o impedia de ver o Mestre passando. Teve, então, a idéia de subir numa árvore para matar a sua curiosidade. Quando o viu, Jesus lhe disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus. Conforme Jesus disse, no céu haverá alegria entre os anjos por causa de um pecador que venha a se arrepender.
Porém, para alcançar a misericórdia é preciso que nós tenhamos um mínimo de conhecimento daquele que nos pode oferecê-la. Zaqueu encontrou-se com o próprio autor do perdão, por teve a oportunidade de realizar um verdadeiro processo de conversão. Analisou os próprios erros do passado, prometeu se corrigir e ajudar principalmente aqueles aos quais, de alguma forma, havia prejudicado.
Como está a sua vida interior? Como está a sua vida profissional? Como está a sua vida familiar? Será que você não está precisando de um encontro com Jesus? Será que você não está precisando de mudar algumas coisas na sua vida para receber a graça do perdão.
Zaqueu não se desesperou. Zaqueu não desejou dar um fim à sua própria vida. Ao contrário, ele correu atrás daquele que podia salvá-lo e se agarrou à unica oportunidade que tinha que era encontrar-se frente a frente com Jesus. E não se arrependeu, porque o encontro com Jesus transformou radicalmente a sua vida, dando-lhe um sentido completamente novo.
Da mesma forma que ele pôde mudar de vida, Jesus também estará pronto a dizer a cada um de nós: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Procuremos em Jesus a fonte da graça e do perdão de que necessitamos. Ele não é psicólogo. É o Deus amor que sabe dos nossos pecados, mas que nos dá a força do seu perdão.