Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O professor do Programa de Pós-Graduação em Educação — Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas dos Povos Indígenas da (NEPPI/UCDB), Dr. Antonio Brand, além de quatro bolsistas do NEPPI e um estudante do projeto Rede de Saberes, participaram do II Congresso Iberoamericano de Arqueologia, Etnologia e Etno-história (CIAEE), que aconteceu na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na semana passada, e teve como tema “Sociedades tradicionais e patrimônio cultural em Iberoamérica”.
Os bolsistas do NEPPI Gustavo do Carmo, Jackeline Santos, Letícia Silva e Saulo Cassimiro, estudantes de História, e Guilherme Lencine, acadêmico de Direito eindígena da etnia Terena, tiveram trabalhos aprovados e apresentados durante o evento, que também contou com a presença de pesquisadores de vários estados brasileiros e de outros países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Portugal e Espanha participaram.
Foram apresentados cerca de 230 de trabalhos científicos, propostos por antropólogos, historiadores, arqueólogos, profissionais de áreas afins, como advogados, educadores, internacionalistas e geógrafos. Aconteceram também conferências diárias feitas por pesquisadores de reconhecimento nacional e internacional e atividades culturais.
Rede de Saberes
O Projeto Rede de Saberesapoia a permanência de indígenas no ensino superior, atuando comrecursos da Fundação Ford,por meio de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Porém, acadêmicos de outras universidades do estado também participam dos eventos promovidos pelo projeto, que estimula e orienta a iniciação científica, têm laboratórios de informática, oferece cursos de extensão e monitorias.
Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq