08/09/2021 - 12:32 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
“É tempo de celebrar a história do Museu das Culturas Dom Bosco”, afirma o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni. No mês de outubro, o Museu completa 70 anos expondo um vasto acervo etnográfico, com peças de povos indígenas de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e da Amazônia, além de coleções da história natural, por meio de acervo de entomologia (insetos), malacologia (conchas) e da grande zoologia, com peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, e, ainda, coleções de fósseis e de minerais. Para comemorar a data, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), responsável pelo local, realizará uma extensa programação denominada “Um Senhor Museu”, começando por apresentar com exclusividade o selo comemorativo, que será comercializado nos Correios.
“É uma satisfação imensa poder celebrar os 70 anos do Museu e saber que toda essa riqueza histórica é fruto da vontade que brotou no coração do padre Félix Zavattaro em materializar e preservar as culturas dos povos indígenas, com os quais os salesianos trabalhavam. O selo vai eternizar esse momento histórico para a sociedade. É um acervo maravilhoso, incalculável, de um valor que realmente a gente não faz ideia”, destaca Pe. José Marinoni.
O desejo de Pe. Félix tomou forma no dia 27 de outubro de 1951, com a inauguração do Museu Regional Dom Bosco, localizado no Colégio Dom Bosco, mas boa parte da população só foi conhecer o Museu quando este passou a funcionar em frente à Praça do Rádio Clube, no campus 2 da UCDB, sendo bastante conhecido como Museu do Índio. Desde agosto de 2009, por meio de um convênio com o Governo do Estado, o acervo foi levado para o Parque das Nações Indígenas, surgindo o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB).
Ao longo desse período, pelo menos 500 mil pessoas já passaram pelo local, contando com figuras ilustres do Brasil e do exterior, incluindo a visita do Papa João Paulo II, em 1991, no aniversário de 40 anos do museu. E pensando nisso, outra parte das comemorações dos 70 anos do Museu é reunir fotografias desses visitantes, retratando a sua história com o Museu das Culturas Dom Bosco, para expor em diversos locais de Campo Grande. As imagens podem ser enviadas pelo e-mail info@mcdb.org.br.
“Com essa atividade a sociedade sul-mato-grossense poderá contribuir na construção coletiva da memória do local, enviando fotos de experiências ao visitar o Museu Dom Bosco, seja no Colégio Dom Bosco, em frente à Praça do Rádio ou no Parque das Nações Indígenas”, o coordenador Dirceu Maurício van Lonkhuijzen.
As atividades da 15ª Primavera de Museus, de 20 a 24 de setembro, também integrarão as comemorações dos 70 anos do Museu, com palestras e visitas mediadas. Uma amostra do acervo do Museu das Culturas Dom Bosco, denominada “70 anos do Museu”, será exposta gratuitamente a partir do dia 20 de setembro, no segundo piso do Pátio Central Shopping, dando a oportunidade às pessoas que passarem pelo local de conhecerem um pouquinho da história dos povos indígenas e de verem animais taxidermizados de Mato Grosso do Sul. A exposição deve permanecer no local até o dia 2 de outubro.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube