24/10/2024 - 9:41 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O Museu das Culturas Dom Bosco, inaugurado em 27 de outubro de 1951 — antes chamado de Museu Dom Bosco comemora 73 anos no próximo domingo e presenteia à população com entrada gratuita neste sábado (26), das 14 horas às 18 horas, sendo duas visitas guiadas (14h15 e 16h) com educador. O Museu está localizado no Parque das Nações Indígenas, nos altos da Avenida Afonso Pena.
“O Museu vem nesse sábado abrir as suas portas à sociedade em virtude da comemoração desse 73º aniversário de uma longa história de cumprimento de um papel importante de memória, educação e identidade cultural de um povo”, destacou o coordenador do Museu, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen.
No local os visitantes encontram um rico acervo de etnologia (povos Indígenas) e ciências naturais — entomologia (insetos), malacologia (conchas) e zoologia (peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos) e, ainda, coleções de fósseis e de minerais.
O então Museu Regional Dom Bosco foi inaugurado em uma sala de aula no Colégio Dom Bosco, pelos padres salesianos Félix Zavattaro, Ângelo Venturelli e Padre João Falco. Em 1976 muda para ocupar o prédio na Rua Barão do Rio Branco em frente a Praça do Rádio Clube, Com o falecimento do padre João Falco, a UCDB assumiu a administração. “Em 2006, é feita uma nova transferência para o atual espaço onde ele se encontra, dentro do Parque das Nações Indígenas, com o nome de Museu das Culturas Dom Bosco, levando um enorme acervo de ciências naturais e diversas coleções”, explica o coordenador do Museu.
Em todo esse tempo de história, mais de 500 mil visitantes já passaram pelo Museu, incluindo a visita ilustre do Papa João Paulo II, em 17 de outubro de 1991. Ele foi canonizado em 27 de abril de 2014, se tornando santo.