Mostra de Profissões: quebra-cabeça auxiliou jovens a identificarem a área do conhecimento que têm mais afinidade

06/08/2018 - 7:45 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Quebra-cabeça apontou para participantes com qual área do conhecimento eles poderiam ter mais afinidade

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na sexta-feira, sábado e domingo (3, 4 e 5), em torno de 20 mil pessoas participaram da Mostra de Profissões, promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), no Shopping Norte Sul Plaza. Com a exposição, pré-vestibulandos que ainda tinham dúvidas em relação a qual carreira seguir puderam detectar com qual área do conhecimento se identificam mais de maneira divertida. O evento trouxe um jogo que auxiliou os jovens no processo: “Das frases dispostas em um mural, o participante tinha que escolher aquelas que mais o representa e, de acordo com a cor de cada uma, o quebra-cabeça era montado. A cor que mais aparecesse indicava se o jovem teria mais afinidade com humanas, exatas ou biológicas”, esclareceu a gestora da área de marketing da Católica e organizadora da ação, Natalli Meneguetti Idalgo Zayas.

Além do jogo, professores e acadêmicos dos 34 cursos presenciais oferecidos pela UCDB estiveram disponíveis para um bate-papo com os jovens, assim como integrantes da UCDB Virtual, que oferece 21 opções de graduação a distância e as 46 pós-graduações disponíveis por meio do mesmo método. Segundo o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, a mostra é uma maneira de aproximar a educação superior da sociedade e da um suporte aos vestibulandos.

“Com o aumento do número dos cursos de graduação e das áreas do conhecimento, atualmente optar por uma carreira é um desafio muito maior do que antes, e esse projeto vem justamente para auxiliar o jovem nesse discernimento vocacional. Esse apoio é necessário para evitar desistências, já que há um índice muito grande de estudantes trancam o curso despois de iniciá-lo e buscam outros caminhos”, pontuou Pe. Ricardo.

Entre os jovens que marcaram presença durante a mostra, estava Eduarda Zubieta e o primo dela, Gustavo Zubieta.  Os dois têm 16 anos e cursam o segundo ano do ensino médio, ela no Colégio Nova Geração e ele no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Mesmo faltando um ano para o vestibular eles fizeram questão de participar do evento e aprovaram a iniciativa. “Aqui eu confirmei o curso que eu já pensava em fazer: Engenharia Civil. Foi bem legal porque joguei o quebra-cabeça, pude conversar com os professores e aprendi coisas novas sobre a graduação. Além de estar aliviada por ter decidido o que fazer no futuro, também vai ficar mais fácil para estudar para o vestibular”, comentou Eduarda.

Mais do que expor os cursos de graduação, o evento trouxe um momento cultural — o grupo de dança Arara Azul da Católica apresentou a coreografia “Consubstanciar”. Também foram divulgados os Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da UCDB, os cursos de pós-graduação presenciais e as opções de formação continuada, como a UCDB Idiomas que traz cursos de Inglês, Francês, Alemão, Italiano e Espanhol. Ainda durante o evento, os visitantes puderam ter contato com projetos de extensão da Católica, como o Fórmula Universitária, e também com a área da pesquisa por meio do Biotério.