Migração é o primeiro tema debatido no XII Congresso Internacional de Direitos Humanos

05/11/2015 - 17:00 - UCDB

Fonte: Andressa Moreira

Mesa de abertura do evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Teve início nessa quarta-feira (4) o XII Congresso Internacional de Direitos Humanos: Fronteira Dos Direitos Humanos, Direitos Humanos Nas Fronteiras, realizado no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O tema foi escolhido para dar continuidade aos trabalhos dos anos anteriores, os quais trataram sempre de temas relacionados aos fundamentos filosóficos, históricos e jurídicos. A primeira palestra do evento abordou o tema Migração, com a Dra. Rosana Baeninger.

O evento pretende ser um espaço privilegiado de interlocução sobre a dimensão cultural relacionada aos fundamentos e práticas dos direitos humanos, assim como proporcionar um diálogo entre acadêmicos, pesquisadores nacionais e outros educadores de diferentes níveis e países, sobre as práticas dos direitos humanos em contextos interculturais, enfatizando a autonomia e a educação em direitos humanos.

A abertura foi com o Grupo de Cordas da UCDB. Para compor a mesa solene de abertura do evento foram chamados a professora Dra. Luciane Pinho de Almeida, Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UCDB, a professora Dra. Lívia Gaigher, vice-coordenadora de pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o professor Dr. José Nascimento, presidente do Instituto de Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso do Sul, inspetor Gilson Alves de Oliveira, presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos da Policia Rodoviária Federal, Dra. Neila Ferreira Mendes, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e representante da defensoria geral do estado do MS, professor Dr. Antônio Hilário (docente da UFMS e coordenador do evento na UFMS), e o professor Me. Maucir Pauletti, professor do curso de Direito da UCDB e coordenador do evento na Católica. Os componentes da mesa deram boas vindas aos presentes e explicaram qual a importância de se debater o tema direitos humanos, um tema atual e que deve ser debatidos por todos.

Sobre o tema escolhido, a professora Dra. Luciane Pinho de Almeida ressaltou que o preconceito acontece, pois as pessoas julgam as outras pela aparência e não pelo o que a pessoa realmente é. “Existe a incapacidade de nos relacionarmos com a pessoa do outro de maneira plena, compreendendo a subjetividade e singularidade. Estamos sempre a dar valor a figura do outro tal como ela se apresenta diante de nós e não nela mesmo, decorrendo daí os preconceitos e diversas expressões de intolerância”, disse a professora.

A palestrante da noite foi a Dra. Rosana Baeninger, que falou sobre migração. Segundo ela, esse é um tema latente e muito presente no nosso cotidiano. “É um tema que nós temos pautado há quase 30 anos, mas nós precisamos visualizar de maneira humanitária para trazê-lo à tona novamente. Creio que esse seja um momento oportuno para a academia retomar esse debate e trazer um pouco para o gestor, para o cientista e pra todos que se importam com os direitos humanos a dificuldade de lidar com gente, com diferentes povos e diferentes culturas e que a nossa maneira de construir nosso estado-nação nos impõe uma assimilação que não é essa que nós deveríamos ter quando tratamos de diferentes condizentes populacionais”, disse Rosana.

Para encerrar a noite de abertura, foi feito o lançamento do livro “Direitos humanos fundamentais: o tráfico de pessoas e a fronteira”, escrito pelo procurador Cícero Rufino Pereira.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3312-3649 ou (67) 3345-7572.