Maior congresso de comunicação do Centro-Oeste tem início na UCDB

25/05/2023 - 13:01 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O maior congresso de comunicação da região Centro-Oeste do Brasil começou nesta quinta-feira (25) e segue até sábado, com a participação de centenas de estudantes, de 15 universidades diferentes. A XXIII edição do Intercom Centro-Oeste é organizada e sediada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio de uma parceria entre os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo, e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

“O Intercom estimula a ciência na comunicação e o fato dele acontecer na UCDB, o aluno ainda não precisa se deslocar para outra cidade para participar. Todo o conhecimento debatido no Intercom abre muito a cabeça e muda muito a maneira como você enxerga a própria carreira e a partir disso busca novos caminhos”, ressalta o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Elton Tamiozzo.

Após a pandemia, essa é a primeira edição realizada de forma presencial. Ao chegar na UCDB para participar do evento, o congressista pode escolher o tema do crachá com motivos sul-mato-grossenses e ainda levar um kit, com bloco de notas, caneta e um folder com a programação completa do evento. 

O acadêmico do 5º semestre de Jornalismo do Centro Universitário de Brasília (Ceub), Otávio Mota, que participa do Intercom Centro-Oeste pela primeira vez, disse que neste ano não apresentará pesquisa, mas pretende registrar tudo para produzir uma matéria em vídeo para apresentá-la para outros acadêmicos. “Quero fazer uma cobertura do evento com relato de professores, coordenadores e de alunos e assim produzir uma reportagem em vídeo, além de assistir a palestras para sair mais capacitado na profissão”, destacou o acadêmico.

Ryan Castro, acadêmico do penúltimo semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Brasília, apresenta amanhã (26). “O estudo refere-se a um projeto de extensão sobre um site de pesquisa de letramento transmídia para adolescentes e crianças”, explica. 

Ainda pela manhã, os acadêmicos participaram da conferência ‘Comunicação e Políticas Científicas: Desmonte e Reconstrução’, cuja mesa foi composta por Ricardo Sena (Economista), Carina Maciel (UFMS), Catarine Miguel (UFMS) e o ex-secretário estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Romero.

O evento conta com mesas-redondas, apresentações de pesquisas nas divisões temáticas, apresentações de trabalhos experimentais, Intercom Júnior, além de diversas oficinas de comunicação. Nesta quinta-feira a tarde, em salas de aula do bloco D, ocorrem as apresentações de pesquisas nas divisões temáticas e também as apresentações de trabalhos experimentais na Expocom

A partir das 19 horas, no mezanino do Pátio UCDB, acontece a primeira mesa-redonda, com o tema ‘Publicidade e Propaganda e sua relação com as inovações tecnológicas: impactos no cotidiano, na empregabilidade e na formação acadêmica”, com a participação do presidente do Sinapro MS,  Adriany Bueno; do diretor de negócios da Rede Matogrossense de Comunicação, Antonio Alves; do diretor de estratégia da 80 20 Marketing, Kenneth Corrêa; e do Analista de Negócios e Designer UX/UI do Sebrae MS, Flávio Domeniche. O tema será mediado pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Católica, professor Elton Tamiozzo.

Na sexta-feira (26), a partir das 8 horas, nas salas de aula do bloco D, ocorrem o Intercom Junior e a continuação das apresentações de trabalhos experimentais na Expocom. No período vespertino, a partir das 13h30, também nas salas de aula do bloco D, ocorrem as oficinas, como ‘Agenda 2030 e o Jornalismo para a paz’, ‘Os outros deficientes no Jornalismo’, ‘Gestão estratégica de negócios por meio da comunicação’, ‘Mitos e arquétipos’, ‘Linguagem audiovisual’, entre outros. 

Às 19 horas, no mezanino do Pátio UCDB, será a segunda mesa-redonda com o tema ‘A comunicação e os novos formatos de entrega ao público: do relacionamento com o consumidor ao impacto social’, com a participação dos jornalistas Rodrigo Nascimento, apresentador do Balanço Geral MS e Cidade Alerta MS da TV MS Record; Bruna Mendes, apresentadora do MS1 da TV Morena; e Marcos Anelo, repórter do SBT MS. A mesa terá a mediação do professor de Publicidade e Propaganda da UCDB, Thiago Müller.

A cerimônia de encerramento ocorrerá no sábado (27), a partir das 9 horas, seguida da premiação do Expocom. Os trabalhos experimentais aceitos irão representar a região Centro-Oeste no Intercom Nacional, que neste ano será híbrido e ocorrerá em duas etapas, sendo a remota de 29 a 31 de agosto deste ano e a presencial, de 5 a 8 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), em Belo Horizonte (MG).

 

Notícias



05/04/2024 - 08:28 - Esporte

Serc UCDB vence Leoas da Serra e garante vaga antecipada na semifinal na Supercopa

Nesta sexta-feira (5), ainda na primeira fase, a equipe da Católica enfrenta Stein


04/04/2024 - 09:15 - Esporte

Serc UCDB joga hoje contra Leoas da Serra na Supercopa

Campeonato está valendo vaga na Libertadores de Futsal Feminino