Inscreva-se para participar do País UCDB edição saúde

17/08/2022 - 7:10 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco está com inscrições abertas para a edição Saúde do País UCDB, evento voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul. O evento ocorre no dia 30, das 13h às 17h30, e serão oferecidas experiências práticas e informações sobre os cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição e Psicologia.

“A Universidade abre suas portas para que o estudante do ensino médio conheça de perto aquela que pode ser a futura profissão dele, mostrando toda a estrutura, um pouco do trabalho desenvolvido em casa curso e as áreas em que o profissional poderá atuar”, destaca a pró-reitora de Graduação e Extensão, professora dra. Rúbia Renata Marques.

A abertura será no anfiteatro do bloco B e depois divididos em três estações vão vivenviar as experiências. Na estação Bosque os visitantes vão conhecer o projeto Fauna Urbana UCDB e apresentação de captura, inventário - registro e soltura: de mastofauna, e herpetofauna e avifauna. Já na estação Biosaúde haverá apresentação de alguns laboratórios e suas aplicabilidades (Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição). E a terceira estação Clínica com a apresentação de alguns espaços do complexo Clínica-Escola, envolvendo os cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição e Psicologia.

Cursos

O curso de Biomedicina da UCDB objetiva a formação de biomédicos com perfil generalista, aptos a atuarem em todos os níveis de atenção à saúde, pautados em princípios éticos, cristãos e salesianos e dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. O Biomédico é um profissional da saúde com amplo conhecimento da Biologia Humana, considerando todos os processos biológicos que regulam o organismo humano e as alterações relacionadas. 

O curso de Ciências Biológicas da UCDB forma o biólogo para atuar em diversas áreas, em especial as relacionadas à biodiversidade, genética e saúde. Acompanhando a evolução do conhecimento científico e tecnológico, a demanda do mercado e as necessidades da produção de novos conhecimentos, nossos docentes organizam-se para dar respostas a questões locais e mundiais.

Ao escolher o curso de Educação Física da UCDB, o acadêmico irá aprender a como proporcionar saúde para a população, aprofundando seus conhecimentos sobre os movimentos do corpo e suas capacidades, interligados a planejamento, prescrição, supervisão e coordenação de projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas. Assim, habilita-se para um mercado em franca expansão, com tendência a um crescimento constante.

O curso de Enfermagem da UCDB prepara seus alunos para se tornarem profissionais diferenciados que tratam com igualdade e qualidade as pessoas necessitadas de assistência e cuidados com a saúde, cumprindo sempre a ética profissional e responsabilidade social exigidas pela profissão. Aqui, desde o começo o aluno é instruído a desenvolver o máximo de aprendizagem em cada etapa do curso até sua graduação.  A formação do curso de enfermagem da UCDB tem compromisso com as necessidades sociais da saúde, em especial com o Sistema Único de Saúde, onde o atendimento deve sempre ser feito de forma humanizada. 

O curso de Farmácia da UCDB, com excelente estrutura de laboratórios, oferecido desde 2000, teve sua estrutura curricular reformulada de forma significativa em 2007, possibilitando ao futuro profissional conhecimento em três âmbitos da área, de medicamentos, de análises clínicas e toxicológicas, e de alimentos, permitindo um atendimento mais amplo da demanda do mercado.

Para a formação do fisioterapeuta, a UCDB disponibiliza laboratórios e a Clínica-Escola dotada de excelente estrutura, ideal para desenvolver estudo e o estágio, preparando o profissional para atuar em hospitais, inclusive nas UTIs e nos setores de Ortopedia e Traumatologia e Reabilitação Cardíaca Pós-Operatória. 

O profissional de Gastronomia  aprende a legislação de alimentos, fatos sobre contaminação, nutrição, alimentação funcional, tendências gastronômicas, cultura, administração de serviços gerenciais de alimentos e bebidas, protocolos de eventos, técnicas de pré-preparo e o preparo de alimentos diversos da gastronomia nacional, internacional, regional brasileira, técnicas de panificação e confeitaria.

Com duração de quatro anos, o curso de Nutrição na UCDB é do tipo bacharelado, esse título é obrigatório para quem deseja exercer a profissão, assim como o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). Com uma visão inovadora, a matriz curricular do curso de nutrição da UCDB é composta por um corpo de docentes altamente qualificados comprometidos com o ensino e a cidadania, prontos para ensinar sobre programas de alimentação e nutrição de locais específicos, dietas de acordo com o tratamento, acompanhamento alimentar e controle e supervisão do preparo dos alimentos.

Com forte instrumentação e compromisso científico, o curso de Psicologia da UCDB disponibiliza professores capacitados e uma excelente estrutura para atividades teóricas e práticas, que utiliza a Clínica-Escola da UCDB, local em que são realizados atendimentos supervisionados. Dessa forma, o profissional é voltado para a promoção da saúde, qualidade de vida e do bem-estar global da pessoa humana. 

Mais informações entre em contato pelo telefone (67) 3312-3300 ou acessepais.ucdb.br.