28/10/2019 - 9:00 - UCDB
Fonte: João Ramos
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Voltado para pesquisadores acadêmicos da área de licenciatura, na sexta-feira (25), a Universidade Católica Dom Bosco realizou o II Seminário de Altas Habilidades/Superdotação com a proposta de debater e divulgar as ações educacionais e de pesquisa em prol da inclusão de estudantes com altas habilidades em Mato Grosso do Sul.
“Inclusão dos Estudantes com AH/SD em MS" foi o tema da mesa redonda que abriu a programação. Em sua fala, um dos componentes do debate, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, destacou a importância da identificação dos alunos que possuem altas habilidades. “Se eu tenho um aluno com altas habilidades eu tenho a obrigação de potencializar isso, dar toda a estrutura e apoio necessário, para que saiam daqui com um crescimento e uma perspectiva melhor para a família e para a sociedade”, relatou.
Quanto ao trabalho da Universidade em relação aos alunos superdotados, o professor do programa de iniciação científica, Dr. Octávio Luiz Franco, descreve as ações da Instituição. “Nós inserimos os alunos de altas habilidades dentro de um sistema com um nível maior do que normalmente eles recebem dentro da escola, em projetos científicos avançados, onde terão contato com alunos de diferentes nacionalidades e diferentes níveis de educação”, esclareceu o docente. O professor Ludovico Migliolo, também do programa de iniciação científica destacou o desenvolvimento das práticas com os estudantes que possuem altas habilidades. “São projetos teóricos e práticos, onde eles aprendem e depois se envolvem com experimentação, o pensar da metodologia. Eles são treinados para aprender como se pensa, se escreve e se apresenta cientificamente”, relatou Ludovico.
O evento teve início às 8h com encerramento às 18h no auditório do Bloco M da UCDB. Ao longo do dia três mesas redondas e duas palestras fizeram parte da programação. Para a professora Carina Elisei, uma das organizadoras do Seminário, mobilizar a sociedade e chamar atenção do setor educacional quanto à identificação de alunos com superdotação é de extrema importância. “Em relação ao Seminário, nós damos apoio a um programa do Estado e do município que atende alunos com Altas Habilidades e a UCDB, em nome da pró-reitoria de pesquisa, acaba atendendo esses alunos com programa de iniciação científica”, relatou.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo
Evento termina no próximo sábado (9)