II Colóquio Internacional "Meio Ambiente e Populações Vulneráveis" tem início na Católica

18/09/2015 - 11:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Bittar e Mylena Ensinas

II Colóquio acontece na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O II Colóquio Internacional Feminino-Masculino, Meio Ambiente e Populações Vulneráveis: Exclusão Social, Direitos Humanos e Políticas Públicas teve início ontem (17), no anfiteatro do bloco B, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento, coordenado pela professora Dra. Sonia Grubits, segue até o dia 19.

Para iniciar as atividades, uma mesa de abertura foi realizada com o intuito de dar as boas-vindas, gerando um momento de acolhida entre os participantes do colóquio. A mesa foi composta pela Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Dra. Luciana Pinho de Almeida, representando o Reitor, Pe. José Marinoni, Dr. Dominique Reis (Espanha), Dra. Josefina Rufino, Dr. João Ângelo Belo (México), o coordenador do Mestrado e Doutorado em Psicologia, Dr. Márcio Luís Costa, a professora Dr. Sônia Brittes e a representante do Conselho Regional de Psicologia, Mônica Mendonça.

Dr. Márcio Luís ressaltou a importância do evento: “Uma oportunidade como essa é ótima para nós exercitarmos nossa hospitalidade, nossa harmonia para com os visitantes. Esse acolhimento que estamos proporcionando, nos faz muito bem”, declarou. E completou: “A função do colóquio é nos fazer crescer e amadurecer nas tarefas que nos propormos realizar, seja na pesquisa ou na docência”.

Uma das ouvintes do colóquio, a enfermeira Sueli Oliveira da Silva, comentou os motivos que a levaram a se inscrever no mesmo: “Faço parte do Mestrado em Psicologia, na UCDB, e por isso me inscrevi. Até então achei que as pessoas que compõem as mesas têm sido bem claras nas propostas do evento e na forma de colocar as informações”, declarou.

A representante do Conselho Regional de Psicologia, Mônica Renata, afirmou que todos necessitam saber o que significa Direitos Humanos. “Nós pretendemos atingir as relações entre as pessoas, aplicando valores humanos” afirmou.

A Mesa 1, por exemplo, cujo tema era Gênero, sob coordenação da professora Dra. Dominique Gay-Sylvestre, proporcionou espaço para debates de temas como igualdade de direitos e povos vulneráveis.

Uma das palestrantes da Mesa 1, Laura Raquel Rios Ribeiro, autora juntamente com Heloísa Bruna Grubits da obra “Gênero feminino ingressante no curso da Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande/MS”, afirmou: “O número de pessoas cursando Medicina Veterinária em questão de gênero vem se invertendo. A mulher assume uma posição de conquista tanto na política quanto na veterinária. Houve uma modificação nas áreas de atuação do médico veterinário que provavelmente é o que faz com que a mulher esteja buscando mais essa profissão”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3605, ou pelo e-mail mestradopsic@ucdb.br