Hoje é o último dia do VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade

23/09/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Maria Mariana Ostemberg

Último dia de seminário na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Hoje (23), acontece o encerramento do “VI Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: Saberes indígenas e a Contemporaneidade”, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com a mesa-redonda “Educação Escolar Indígena e a contemporaneidade”, a partir das 8h30. Os palestrantes serão o professor Josias Sebirop Gavião, da Terra Indígena Igarapé Nunes, o professor Dr. Bruno Ferreira, do Instituto Federal de Educação, e o professor Felix Rondon Adugoenau, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT). A mediadora da mesa-redonda será a professora Teodora Souza, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Na parte da tarde, continuam as apresentações de trabalhos conforme os grupos temáticos. E à noite, às 19h30, acontece a mesa de encerramento com o tema “Os saberes tradicionais e a contemporaneidade”, ministrado pela Dra. Manuela Carneiro da Cunha, membro da Academia Brasileira de Ciências, e da Academia de Ciências do Terceiro Mundo.

Ontem (22), o evento iniciou com o ritual, que tem se repetido a cada início do dia no seminário. O ritual é realizado pelos diretores espirituais do evento, da etnia Kaiowá, os rezadores Valério Gonçalves e sua esposa Ana Lúcia, e Jofre Cabreira, da Aldeia Lagoa Rica – Panambi, em Douradina. Logo após, deu-se início à mesa-redonda com o tema “As línguas indígenas e a contemporaneidade”, composta pela professora Me. Maria de Lourdes Elias, da etnia Terena e membro da Comissão da Escola Indígena Cachoeirinha, da cidade de Miranda (MS), pelo professor Nivaldo Korira'i Tapirape, da etnia Tapirapé, e a assessora pedagógica da Escola Indígena Estadual Tapi'itãwa professora Me. Eunice Dias de Paula. A professora Dr. Beatriz dos Santos Landa, adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, foi a mediadora da mesa-redonda.

No período da tarde aconteceram as apresentações de trabalhos conforme os Grupos Temáticos, com temas como “Educação Escolar Indígena e a Contemporaneidade”, “Educação Escolar e a Contemporaneidade”, “Criança/Infância Indígena e Contemporaneidade”, “Saberes Indígenas e a Contemporaneidade”, “Linguagens Indígenas e Contemporaneidade”, entre outros. À noite aconteceu a palestra “Caderno, lápis, flecha e preconceito: feições da violência institucional em escolas urbanas”, ministrada pela professora Dra. Josélia Gomes Neves, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e mediadora professora Dr. Ruth Pavan, da UCDB.

A professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, de Maracaju, Cláudia Pereira Xavier, está participando do seminário e falou sobre a importância de estar em um evento como esse: “O seminário tem sido um espaço de discussão e diálogo entre os povos indígenas de diversas etnias e professores. Temos a oportunidade de troca de olhares e percepções a partir das experiências de cada um”, relatou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3604.