Fragrância da flor do Buriti é estudada por mestranda em Biotecnologia da UCDB

16/08/2017 - 13:00 - UCDB

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

“Análise da Composição Química e de Aceitação Sensorial da Fragrância da Flor do Buritizeiro (Mauritia flexuosa L.f.; Arecacea)” foi o tema da dissertação defendida na sexta-feira (11), pela mestranda Soraya Chicrala Matos do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Soraya é fisioterapeuta e atua nas áreas de dematofuncional e terapia manual, e utiliza óleo aromatizado como material de trabalho. Já o orientador da pesquisa, professor Dr. Artur Campos Dalia Maia é botânico e estuda a polinização e fragrâncias da natureza e, decidiram então, juntar as áreas e pesquisar um odor que pudesse ser utilizado comercialmente. A pesquisa foi coorientada pelo professor Dr. Eduardo Gonçalves.

A discente fez a adaptação de uma técnica antiga para a coleta do aroma: headspace dinâmico — um sistema capaz de captar a fragrância sem destruir a planta. Soraya achou no Buriti, a palmeira mais abundante do Brasil, uma grande fonte de estudos.

“Além de ter criado uma adaptação inovadora para aromatização de óleos, ela não agride a natureza e apresenta um baixo custo para a realização, além de ser uma técnica que apresenta fidedignidade na captura de compostos voláteis lipofílicos”, contou a mestranda sobre a relevância da pesquisa.

Banca examinadora da dissertação foi constituída pela docente da UCDB Dra. Jannaina Velasques da Costa Pinto e pela professora da Faculdade de Mato Grosso do Sul/UNIP Dra. Karla Rejane de Andrade Porto. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia entre em contato através do número (67) 3312-3768.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.