Fetec MS tem início na UCDB com participação de dez delegações de estudantes

05/11/2015 - 16:00 - UCDB

Fonte: Kamilla Arguello

Representantes das delegações foram apresentados

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Com o intuito de estimular novas vocações através da realização de projetos criativos e inovadores e aproximar as escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os alunos e professores das escolas com a comunidade universitária, foi realizado na noite de ontem a abertura da Feira de Ciências Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Participaram do evento o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UCDB, Dr. Hemerson Pistori, o diretor da Agência de Inovação e Empreendedorismo S-Inova, Dr. Ruy de Araújo Caldas, o presidente da Fundect, Dr. Marcelo Turine, e o coordenador do evento, professor Ivo Leite, da UFMS.

Dando início a noite, Fernanda Sato, da FEBRACE, comentou: “Estudar vale a pena, pesquisar e ir além do que é passado em sala vale a pena, pois nosso futuro são os jovens inovadores”. Assuntos como pesquisa e desenvolvimento foram o tema principal da abertura.

Quem participou do evento, também, foi o professor Nehemias L. Lacerda, que trouxe um pouco de sua experiência e história para as 10 delegações de estudantes presentes, das cidades de Aquidauana, Coxim, Ladário, Campo Grande, Nova Alvorada do Sul, Dourados, entre outras. “Aplicação do conhecimento acadêmico no desenvolvimento de produtos e processos industriais” foi o tema de sua palestra.

O professor Dr. José Sergio Almeida, graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP), pós-graduado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de Loughborough (Inglaterra) também palestrou na noite de abertura.

Ele é o responsável pelo Laboratório de Simulação Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde sua implantação. O tema abordado foi “Tecnologia de Satélites”, comentando sobre o que é, diferentes forma de arquitetura de satélites, partes principais do equipamento, modo de observação da terra, entre outras qualidades e benefícios para o ser humano. “Satélite traz uma visão ampla de um plano, que é impossível ser vista na visão dos olhos. Com o avanço das novas tecnologias até a comunicação se tornou uma refém, pois a existência de cabos se tornou quase extinta e as melhorias em qualidade e velocidade aumentaram”.

A Fetec MS tem continuidade até o fim da semana, na UFMS.