Exposição “Campo Grande no seu aniversário celebra o Bicentenário de Dom Bosco" acontece na UCDB

12/08/2015 - 9:00 - UCDB

Fonte: Edyelk dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Com o tema “Campo Grande no seu aniversário celebra o bicentenário de Dom Bosco", foi realizado na noite de ontem (11) a abertura da exposição, organizada pela Biblioteca Pe. Felix Zavattaro, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Esta é uma das ações de comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco. 

O objetivo do evento é expor fotografias que contenham a história de criação de Campo Grande e seus pontos turísticos, além de uma exposição em comemoração ao Bicentenário, celebrado no dia 16 de agosto. A mostra acontecerá até dia 31 de agosto, na Biblioteca da Católica.

Durante a abertura, Pe. Pedro Pereira Borges deu as boas-vindas a todos. “Queremos celebrar o Bicentenário de São João Bosco e o aniversário de 116 anos de nossa cidade. A exposição só está sendo possível graças a ajuda de nossos parceiros que trouxeram suas obras que relatam a história desse momento”, disse.

Aproveitando a fala de Padre Pedro, o Reitor da Instituição Pe. José Marinoni, agradeceu a presença de todos e lembrou sobre a importância de Dom Bosco no evento. “Falar de Dom Bosco é falar de algo concreto no que diz respeito a juventude, por isso a importância da realização de um evento como esse dentro de nossa Instituição”, comentou.

Carlos Iracy Coelho Netto é um dos parceiros da mostra e seu trabalho foi contar a história de seu avô, o artista plástico Carlos Silva Mattos. “Essa exposição é uma oportunidade de mostrar sobre a história da ferrovia, na qual meu avô trabalhou por mais de 37 anos. Dessa forma, preservo a memória da minha família e ainda levo ao conhecimento da juventude os fatos que marcaram o desenvolvimento da nossa capital”, relatou Carlos.

O Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca) é um dos parceiros do evento e, para a coordenadora Leoneida Ferreira, é muito importante que eventos assim aconteçam dentro da Universidade. “Nós temos um ótimo acervo, com várias fotografias e os alunos precisam ter acesso a isso, pois é cultura e precisa ser levado ao conhecimento de todos”, comentou Leoneida.

Para o artista plástico, Fernando Anguione, que desenvolveu o projeto “Cromo Somos Campo Grande”, a exposição é uma das formas que ele encontrou para mostrar o que vê pelas ruas de Campo Grande. “Meu trabalho é desenvolvido sobre as pessoas que circulam em nossa cidade, em lugares como praças e feiras”, relatou.

O evento que conta com os seguintes parceiros: Museu das Culturas Dom Bosco, Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca), Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia e Agronegócio (Sedesc), além de artistas regionais, acontece até o dia 31 de agosto com entrada franca, das 7h20 às 22h20.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3549.