27/08/2010 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O evangelho de hoje, de Mateus 25,1-13, é um convite a alimentar a nossa fé com o óleo da esperança. Esse óleo nos anima a praticar o amor que nos faz estar de pé diante de Deus.
Mateus fala de dois tipos de moças ou pessoas: as tolas e as prudentes. As tolas não se prepararam para receber o noivo e as prudentes reservaram o óleo suficiente para a chegada dele.
As noivas tolas acreditam apenas em si mesmas. É por isso que o evangelho as apresenta como jovens que acreditam que tudo podem com as próprias forças. As jovens prudentes têm como projeto de vida construir uma relação afetiva, criativa, amorosa e de esperança com o Esposo. Assim, movem sua vida em base a uma sabedoria tirada não só da sua cultura, mas também da possibilidade que o casamento vai lhes oferecer. A cultura nova que seu casamento trará será marcada pela prudência e pela sabedoria, pela entrega e pela confiança em Deus.
As noivas sábias e prudentes são o símbolo do cristão. Elas nos ensinam que, na nossa espera de cada dia pela vinda de Jesus, nada deve nos surpreender. O mundo já fez a sua opção, criando suas leis e uma cultura nem sempre baseada nos valores do evangelho. Os cristãos, ao contrário, têm como projeto de vida o projeto de Deus para a humanidade.
A nossa espera pela realização do projeto de Deus com a vinda de Jesus, assim como a das jovens sábias, deve ser uma espera ativa e previdente, com as lâmpadas nas mãos. Trata-se de uma espera espiritual, mas, ao mesmo tempo, viva e concreta. É uma espera que não admite o sono que entorpece a nossa capacidade de reação diante dos projetos do mundo. O dormir faz perder a consciência não só física, mas também espiritualmente, o que não permite ver e conhecer a verdade clareza nem a hora da chegada do Senhor.
Adormecer enquanto se espera faz com que as pessoas percam a sua sabedoria, tornando-se tolas; faz perder, por outro lado, também a possibilidade de acolher a novidade que Deus nos oferece. Quem adormece cria um “mundo de sonhos”, sem contato com a realidade da vida. O cristão vive da realidade iluminada pela lâmpada da eternidade.
A nossa fé pode perder a força com o tempo. Pode desgastar-se, perder o seu valor, de tal forma que o nosso encontro com Deus não nos permita reconhecê-lo. O evangelho de hoje é um convite a alimentar a nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade com o óleo santo que lubrifica, santifica e faz escorrer rios de graça, sem os quais tudo enferruja.
É desse óleo da fé que precisamos para não deixar que Deus passe batido pela nossa vida!
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas