Evangelho do dia: Teus pecados estão perdoados

05/07/2012 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Mateus 9,1-8, tem a seguinte conclusão: “A multidão glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens”.

Isso aconteceu porque Jesus, ao curar um paralítico, disse: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”. Disseram que Jesus estava blasfemando. Jesus apenas perguntou sobre o que era mais fácil: dizer que os pecados do paralítico estavam perdoados ou que ele pegasse a sua cama e fosse para casa.

E para mostrar que tinha o poder de perdoar e curar, disse: “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”.

Este evangelho nos ajuda a meditar sobre o sacramento da penitência, pois fala diretamente do perdão que Jesus dá ao paralítico.

O sacramento da penitência tem sido particularmente o centro da reflexão dos pastores da Igreja, por causa da sua grande importância na vida cristã, já que toda a força da penitência consiste em nos restituir a graça de Deus e nos unir a ele com uma amizade cada vez mais profunda.

A Igreja, continuando a anunciar o perdão e a reconciliação, proclamados por Jesus, não cessa de convidar toda a humanidade a se converter e a crer no evangelho.

Fazemos isso, em força do mandato do Senhor. São Paulo diz: “Somos, pois, embaixadores de Cristo; é como se Deus mesmo fizesse seu apelo através de nós. Em nome de Cristo, vos suplicamos: reconciliai-vos com Deus” (2 Cor 5,20).

Jesus, com sua vida, anuncia e torna presente a misericórdia do Pai. Ele não veio para condenar, mas para perdoar e salvar, para dar esperança inclusive na mais profunda falta de consciência do sofrimento e do pecado, para dar a vida eterna.

Assim, no sacramento da penitência, no remédio da confissão, a experiência do pecado não se degenera em desespero, mas em encontro de amor que perdoa e transforma.

Hoje, Jesus quer dizer duas coisas para você: “teus pecados estão perdoados” e “levanta-te e anda!”.

(Fonte: Catholic)