Evangelho do dia: Ninguém serve a Deus se não aposta no homem

18/01/2012 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Mais uma vez, Jesus tem de enfrentar um grupo de fariseus – mais uma vez, frisamos: um grupo de fariseus e não todos os fariseus, conforme muita gente fala por ai – que praticam a lei com rigor, sem levar as pessoas em consideração e sem reconhecer a dignidade humana. Alguns até se convertem após ouvir a pregação do Mestre. Outros, no entanto, opõem-se, procurando desprestigiar o ensinamento e a pessoa de Jesus.

A proximidade de Jesus é surpreendente. Ele coloca a própria vida em risco pelo homem. E o evangelho de hoje, de Marcos 3,1-6, fala justamente sobre isso. Ele não tem medo de morrer nem de ser condenado por aqueles que ele define como “sepulcros caiados” (Mt 23,27), rígidos nas suas observâncias formais, mas carregados de “sujeira” interior.

Os nossos olhos contemplam a verdadeira face de Deus que se manifestou a nós no seu Filho predileto. Ele se coloca diante de nós como o único modelo e nos convida a destruir todos os liames com as falsas observâncias e colocar a nossa atenção no ser humano, que é a imagem de Deus.

Ninguém serve a Deus se não aposta no homem. O resto é farisaísmo.