Evangelho do dia: José aceitou Maria porque entendeu o plano de salvação de Deus

18/12/2009 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Você jovem, de repente, está noivo. Nunca manteve uma relação sexual com sua noiva, porque prometeu se manter casto até o casamento. Num dos encontros com sua noiva, você percebe que ela tem enjoos, está diferente. Quando menos espera, ela diz: “estou grávida!”.

O susto que você tem é grande. A primeira ideia que vem à sua cabeça é acabar com tudo. Não é capaz de perguntar para ela o que aconteceu, porque o fato de ela estar grávida de outro cara é inconcebível para você.

Foi isso o que aconteceu com José, o esposo de Maria, a mãe de Jesus. Segundo Mateus 1,18-24, Maria ficou grávida por obra do Espírito Santo. Como muitos noivos poderiam fazer, também José pensou em deixá-la, evitando denunciá-la, porque ela poderia ser apedrejada em praça pública. Mas Deus se antecipou para que José também não tomasse uma decisão precipitada.

Mateus diz que José era justo. Quando pensava numa saída para o seu impasse, recebeu a visita de um anjo, em sonho, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Segundo o evangelista, após acordar, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e tomou Maria como esposa.

Você pode não acreditar em sonhos, mas José acreditou; você pode achar que isso é conto de fadas, mas para quem acredita em Deus, não é. Blaise Pascal, um filósofo francês, dizia que “há mais coisas entre o céu e a terra do que alcança a nossa vã filosofia”. Isso significa que chega um momento em nossas vidas em que se somente nos deixamos levar pelos critérios da razão, nunca entenderemos o significado de certos acontecimentos de nossa existência.

Para José, bastou um sonho, uma palavra pronunciada pelo anjo do Senhor, para que tomasse a decisão certa de assumir o casamento com Maria. Ele não foi perguntar se ela o havia traído ou saiu contando para todo mundo que a sua escolhida era uma vadia.

Bastou-lhe o que o anjo do Senhor lhe anunciou: “não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

Essas palavras tranquilizaram José porque ele foi capaz de entender o mistério de Deus. O Filho não seria dele, mas vinha do alto. Deus o havia escolhido para ajudá-lo na sua obra de salvação. Queria alguém com sua disposição para ficar com a humanidade, sentir suas dores, ter compaixão, saciar material e espiritualmente a fome e a sede dos seres humanos.

Em nossa preparação para o Natal, muitos fatos têm acontecido em nossas vidas. Recebemos o nosso salário, mas sabemos que pouco sobrará para o início do ano; ficamos irritados quando o filho pede um trocado para comprar um presente para uma brincadeira de amigo secreto; chegamos à nossa casa e achamos que a esposa está esbanjando o dinheiro com compras sem necessidade. Outros achavam que tudo estava indo bem, mas tiveram que acabar com o noivado; até a viagem de lua de mel foi cancelada.

Deus quer nos falar algo, como falou para José. O que Ele nos pede é que não tomemos nenhuma decisão precipitada. Primeiro, deixemos que o veu da nossa indignação caia, depois que olhemos para a nossa família e os nossos filhos e percebamos que foi Deus quem os colocou em nossas vidas. Eles precisam mais de compreensão do que de recriminações.

O que podemos tirar de lição em relação à atitude de José é justamente isso: Deus tem um plano para todos nós. Se por causa de uma decepção nós não o aceitamos, a humanidade toda pode sofrer com a nossa atitude. José deixou de lado a decepção para poder amar mais a sua esposa, Maria. Por isso, Deus o amou tanto que o recompensou com a sua própria presença no mundo através de Jesus, que recebeu o nome de Emanuel. Foi por Ele que Deus nos salvou.

Será que você não está precisando repensar algumas atitudes em relação à sua família, para melhor viver este Natal?


Visite o site da Pastoral da UCDB: http://www3.ucdb.br/pastoralwp/