11/07/2012 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O evangelho de hoje é tirado de Mateus 10,1-7. Nele, Jesus chama os discípulos e os envia com poder para curar os doentes e expulsar os maus espíritos que atormentam as pessoas.
Os discípulos devem ter em mente o que devem anunciar: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.
A responsabilidade dos discípulos, conforme ensina o evangelho de hoje, é ter em conta o vínculo essencial entre a fé e a caridade, porque uma ilumina a outra e produz a cura, a acolhida e a libertação.
A caridade favorece a abertura e o encontro com o homem de hoje, na sua realidade concreta, para levar Cristo e seu amor a cada pessoa e a cada família, especialmente para os mais pobres e para os que vivem na solidão.
Por outro lado, devemos estar atentos à caridade de Cristo. É ela que torna urgente o anúncio do evangelho. Jesus, hoje como na época em que vivia visível na terra, envia seus discípulos pelos caminhos do mundo para proclamar sua mensagem de salvação a todos os povos da terra.
As recomendações de Jesus aos discípulos apenas mostram que os desafios são muitos. Podemos pensar na indiferença religiosa que leva muitas pessoas a viver como se Deus não existisse ou a se conformar com uma religião vaga, incapaz de enfrentar a verdade da vida, da família, da justiça, da paz, da solidariedade com a devida coerência.
É por isso que devemos ainda hoje anunciar que o Reino de Deus está próximo e alimentar o mundo com verdades que reflitam a esperança, a libertação e a paz, sinais presença de Deus no mundo.
Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq