Evangelho do dia: Em uma só carne!

12/08/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Mateus 19,3-12, começa com uma pergunta que alguns fariseus dirigiram a Jesus: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?”.

A pergunta em princípio parece sem pretensões maiores. No entanto, no seio dela está algo que ultrapassou os séculos de cristianismo e chegou até nós hoje: por qualquer motivo.

Qualquer motivo pode significar a nossa incapacidade de assumir compromissos duradouros. Por qualquer motivo pode significar também a nossa capacidade de valorizar ou não a pessoa. Por qualquer motivo pode significar ainda o valor que damos aos valores perenes do amor e da família.

Logo em seguida, Jesus fala porque por qualquer motivo nós podemos colocar tudo a perder nas nossas relações familiares: por causa da dureza de coração. E Jesus apresenta também a maneira de nós recuperarmos o que há de eterno na família: voltar ao início, quando Deus criou o homem e a mulher e os dispôs um para o outro, a fim de se tornarem uma só carne.

A Igreja reflete assim sobre este evangelho: “Quem comete adultério, peca duas vezes. O primeiro pecado é o da fornicação, do desrespeito da pessoa do outro ou da outra como templo do Espírito Santo, o que se constitui em profanação do sagrado, da propriedade divina pela consagração batismal. O segundo pecado é contra o vínculo matrimonial, é o rompimento de uma promessa que foi feita diante de Deus e da Igreja. E a causa de tão grave pecado encontra-se na dureza do próprio coração, que não é capaz de abrir-se à graça divina e aos verdadeiros valores e se torna escravo da luxúria, fazendo dela o verdadeiro deus da própria vida”.

Espírito que gera comunhão inspira os casais cristãos a buscarem sempre o caminho da consolidação dos laços matrimoniais, obra do próprio Deus.