Evangelho do dia: Ele trocou Jesus por trinta moedas de prata

04/04/2012 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Mais uma vez, voltamos ao tema da traição de Judas. Hoje, refletimos sobre como Mateus 26,14-25 experimentou esse momento marcante da vida de Jesus e dos discípulos.

Mateus fala das tratativas de Judas com alguns dos sumos sacerdotes: “O que me dareis se eu vos entregar Jesus?”. Combinaram, então, o preço: trinta moedas de prata.

No ambiente da ceia, Jesus anuncia que um dos presentes irá traí-lo. Todos se perguntam: “sou eu, Mestre?”. E Mateus prossegue: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!’. Então Judas, o traidor, perguntou: ‘Mestre, serei eu?’. Jesus lhe respondeu: ‘Tu o dizes’”.

O episódio é tocante por causa da trama que se arma entre aqueles que não aceitam Jesus e aquele que conviveu com Jesus por muito tempo. Alguns do povo de Judas condenam Jesus e o entregam aos pagãos.

O relato lembra os trabalhadores da vinha que, depois de terem matado os emissários do patrão, matam, por fim, o próprio filho.

O profeta Miqueias já havia se perguntado: “Povo meu, que te fiz eu? Diz: em que te contristei?” (6,3).

Judas vende Jesus por trinta moedas de prata. O valor de um escravo era trinta siclos de prata (Ez 21,32): “Escombros e mais escombros! A escombros vou reduzi-la, tais como nunca houve, até que venha aquele a quem caberá o julgamento, que eu lhe entregar”.

Jesus foi avaliado conforme diz o profeta Zacarias: “Eu, então, disse: ‘Se estais de acordo, fazei-me o pagamento, se não, deixai!’. Eles pesaram, então, as moedas do meu pagamento: trinta siclos de prata.

O Senhor me disse: “‘Joga no cofre a bela quantia pela qual fui avaliado por eles’. Peguei as trinta moedas de prata e lancei-as no tesouro, na Casa do Senhor” (Zc 11,12-13). É justamente essa soma que alguns membros dosinédrio pagam por Jesus.

Também nós podemos trair Jesus, vendendo-o por qualquer quantia. A palavra de Deus nos ensina, e o próprio Senhor abre os nossos ouvidos, para que possamos fazer parte dos convidados de Jesus, que celebram com ele a Páscoa, como membros vivos da Igreja.

(Fonte: La Chiesa)