Evangelho do dia: A felicidade dos justos

26/07/2012 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Hoje, celebramos a memória dos pais de Maria, ou seja: São Joaquim e Santa Ana.

Nesta comemoração, meditamos sobre o evangelho de Mateus 13,16-17, no qual Jesus diz aos seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Tudo o que Jesus ensina merece ser ouvido com atenção. Mais do que isso, com suma sabedoria e inteligência. Deus não exclui ninguém dos seus dons de graça e verdade. Toda pessoa, porém pode se excluir por causa de sua soberba, ignorância, idolatria, maldade.

Por outro lado, existem os corações humildes, mansos, receptivos que esperam e não podem ser abandonados a si mesmos. Deus deve curá-los e os cura com grande caridade e zelo infinito.

Como fazer para dar aos mansos de coração a sua palavra, evitando que os soberbos e os arrogantes se revoltem contra ele, provocando graves danos e, ao mesmo tempo, impedindo que a salvação possa se realizar para todos?

O evangelho da comemoração de São Joaquim e Santa Ana é uma resposta a esse questionamento. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida.

Jesus nos ensina que Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que encontre o seu fundamento fora de Deus, coloca o seu fundamento em um falso valor, de modo que é na verdade uma falsa felicidade, que só pode trazer dor e sofrimento.

Notícias


02/12/2025 - 08:21 - Cultura

Companhias de dança e teatro da UCDB homenageiam Beto Figueiredo

Apresentação gratuita será no Teatro Aracy Balabanian



26/11/2025 - 12:30 - Mestrados e Doutorados

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB participam de evento internacional na UFRGS

Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq