Estudantes de distrito de Dois Irmãos do Buriti conhecem laboratórios e a S-Inova da UCDB

06/09/2017 - 15:00 - UCDB

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Quatorze alunos do 8º ano da Escola Municipal Nero Menezes de Ávila do Distrito Palmeiras do Município de Dois Irmãos do Buriti estiveram no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), nesta terça-feira (5). Acompanhados por professores, o grupo esteve nos os laboratórios de biologia e em alguns projetos da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Católica — S-Inova.

A visita à Universidade foi realizada para que os alunos pudessem ver na prática os temas que serão abordados por eles ao elaborar uma pesquisa realizada por meio do Programa Agrinho MS (uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a escola). Por meio dessa iniciativa, o grupo desenvolve o projeto interdisciplinar “Valorização dos saberes populares sobre o uso de plantas medicinais na comunidade do Distrito de Palmeiras: crendice ou ciências?”.

“Aqui vemos a ampliação da aprendizagem. Os alunos têm contato com a prática de tudo que estamos trabalhando, como o uso de plantas em cosméticos, por exemplo, além de ampliar a visão deles de futuro”, contou a professora de matemática da turma, Andrea Silva de Souza que acompanhou a visita.

Durante o desenvolvimento do projeto os alunos trabalham a temática em todas as disciplinas, desenvolvendo gibis, textos, pesquisas e participam de oficinas. Para o aumento da bagagem dos estudantes os professores organizaram visitas à Instituições como a UCDB e uma palestra sobre plantas medicinais proferida por colaboradores do Instituto Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz

No fim da visita os alunos conheceram um pouco sobre a empresa incubada na S-Inova, Zymbro, pela idealizadora Jozimara Rondom. “Ver com os próprios olhos o que eles estão estudando, e ter contato com essas pessoas, faz com que desperte em cada um a vontade de aprender”, enfatizou a coordenadora pedagógica da escola, Yolanda Mendes Borges.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.