Erasmus Plus é apresentado em reunião do Crie-MS

25/06/2018 - 18:00 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Reitores que integram o Crie-MS realizaram a reunião na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Em reunião do Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) realizada na tarde de hoje (25), a professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat apresentou o programa Erasmus Plus — Mestrado Internacional em Desenvolvimento Territorial Sustentável. A Universidade Católica Dom Bosco é uma das seis instituições integrantes, junto com as universidades de Paris-Sorbonne 1 (França), Louvain (Bélgica), Padova (Itália), Johanesburgo (África do Sul) e de Burkina Fasso.

Conforme explicou aos reitores, houve uma evolução no programa, antes chamado Erasmus Mundus e, nessa nova fase, outras universidades foram incluídas. Pela programação, os estudantes aprovados cursam um semestre em cada instituição europeia e, na última etapa, podem escolher onde cursarão o estágio para elaboração da monografia. "Estamos prestes a receber a sétima turma de alunos. O foco é a formação de mestres capazes de exercer papel competente no planejamento, monitoramento e avaliação de projetos de desenvolvimento sustentável", detalhou Cleonice.

Além dessa pauta, foram apresentados detalhes do Programa Municipal Viva Campo Grande, que prevê a revitalização da área central da capital, e a possível atuação das instituições no projeto.  Durante a reunião, a diretora-executiva de Projetos Estratégicos da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov), Catiana Sabadin, pontuou a necessidade do auxilio das universidades.

“Trouxe o projeto para a gente estruturar uma proposta de tecnologia da informação, de cidade inteligente, de desenvolvimento local e economia criativa, e ver como de que maneira as instituições de ensino superior podem interagir com esse programa executado pela prefeitura, para que a gente consiga efetivamente alterar a realidade desse território”, afirmou Catiana.

Também esteve presente no encontro do Crie-MS, o secretário Nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Henrique Sartori de Almeida Prado, que apresentou perspectivas de inovação e regulação da Educação Superior no Brasil com um recorte especial em Mato Grosso do Sul. “O Crie tem a iniciativa de congregar todos os dirigentes máximos das Instituições de Educação Superior do estado e, ao mesmo tempo, tentar verificar dentro do Ministério da Educação o que podemos trabalhar em sintonia com aquilo que o conselho de reitores estipula e determina para o desenvolvimento de suas atividades”, comentou.

Participaram do evento o presidente do Crie-MS, Fábio Edir (Uems), o vice-presidente, Pe. Ricardo Carlos (UCDB), o anfitrião Marcelo Turine (UFMS), Liana Calarge (UFGD), Simão Staszczak (IFMS) e Taner Douglas Alves Bitencourt (Uniderp). Seguindo a programação de rodízio entre as instituições, a próxima reunião será na UCDB, em agosto.

O Crie-MS foi criado em 2017 e reúne os reitores das seis principais instituições de ensino do estado de Mato Grosso do Sul, sejam elas federais ou estaduais, públicas ou privadas. O principal intuito é fortalecer o ensino superior no Estado e trabalhar ações conjuntas em cinco eixos principais: ciência, tecnologia & inovação; excelência na educação básica e superior; internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica.