Encontro de gestantes da UBSF repassa informações sobre saúde auditiva

13/04/2015 - 13:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Bittar

Reuniões acontecem todos os meses na UBSF

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Tratando dos testes relacionados à fonoaudiologia, ocorreu nessa sexta-feira (10), na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a reunião mensal de acompanhamento às gestantes. Esses encontros acontecem desde 2010 e servem para informar as gestantes a respeito dos cuidados que se deve ter durante e depois da gravidez e com o bebê.

A reunião tratou do teste da orelhinha, que detecta alterações auditivas ao nascituro por meio de uma sonda que emite cliques. Foi ressaltado que na vigésima semana o bebê já está com o ouvido formado e ouve o que ocorre por fora do útero. Há grande importância de falar corretamente com a criança, para que ela não repita errado e aprenda de forma errônea a fala.

Também foram abordados os maus hábitos que uma criança pode ter durante a infância e o teste da linguinha. Quanto ao teste da linguinha, serve para ajudar tanto na amamentação quanto para a criança não crescer com a língua presa; é um teste de freio lingual.

Já em relação aos maus hábitos, foram citadas como exemplo a chupeta e o dedo na boca. No caso da chupeta, ocasiona mordida aberta e isso é prejudicial à fala e à arcada dentária. A língua fica em postura baixa na boca e não fortalece; também altera a sensibilidade da boca do bebê. Já a criança que tem o costume de pôr o dedo na boca pode ter problemas respiratórios, pois esse hábito afunda palato, pressionando as vias nasais.

A gestante do oitavo mês Cleidiane de Almeida Rosário está acompanhando as reuniões desde o início da gravidez. “A questão de fazer os exames aqui ajuda muito. Os profissionais prezam pela saúde da gestante e do bebê, prevenindo problemas na gravidez e no desenvolvimento da criança”, declarou.

Quem orientou as gestantes dessa vez foi a fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Roberta Anastácio Alencar. Segundo ela, o trabalho de orientação é realizado em dez encontros, cada um com um tema diferente e com profissionais de variadas áreas da saúde. No primeiro encontro, o tema foi “Tipos de Partos”. O próximo tratará dos aspectos emocionais da gestação, cujo tema será abordado por uma psicóloga também do NASF.

“Buscamos desmistificar assuntos que tratam da gravidez, tratando dos malefícios de alguns hábitos com relação à saúde da criança. A finalidade é de prevenir problemas na gravidez e promover a saúde”, enfatiza a fonoaudióloga Roberta Alencar. E completa: “As orientações que fazemos aqui servem para disseminar o conhecimento, já que as participantes se tornam multiplicadoras para sua rede de amizade”.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3312-3824.