Empresários aproveitam momento delicado provocado pela pandemia para se capacitar

15/07/2020 - 9:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Cooperativa apícola em Três Lagoas (MS) também está buscando capacitação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Muitos empreendedores de Mato Grosso do Sul, diante de uma situação econômica complicada causada pela pandemia do novo coronavírus, buscam se capacitar para vislumbrar um cenário positivo no futuro. E a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), oferece de forma remota a capacitação com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“A pandemia trouxe preocupações de todas maneiras. Fez com que todos se reinventassem, buscassem algo novo, diferente, que de alguma maneira trouxesse resultado. E a opção por aprender a exportar, ou buscar novos mercados para quem já exporta, é o novo, o algo mais que as empresas buscam. E aqui entra o Peiex/UCDB, pra suprir essa necessidade com a metodologia da Apex-Brasil, com capacitações totalmente on-line, horário adaptado de acordo com o empresário e entrega de um plano de exportação adaptado a seu produto”, explica o monitor do programa, Antônio Carlos Cantero Dorsa. 

Querendo ganhar a confiança também do mercado externo é que a Cooperativa Apícola Cooperams veio buscar o conhecimento na PEIEX UCDB, a empresa está presente em Três Lagoas (MS) desde 2012 . “Queremos mostrar para o produtor que é possível exportar e assim ampliar nossas vendas. Também pretendemos identificar a florada do nosso mel. E para todas essas ações precisamos de mentores para nos ajudar a chegar lá”, declarou o presidente da cooperativa, Cláudio Ramires Koch.

“Estamos tentando fazer o que for possível para a gente se adequar para exportar. Estou achando ótima a capacitação, eles são excelentes professores e dão a orientações do que é preciso fazer”, explica Larissa Barros dos Santos da empresa DeVida, em Campo Grande, que comercializa granola, caldos e sucos há dois anos e meio. 

“Vejo a exportação como uma possibilidade concreta. Antes era só uma possibilidade, uma vez que somos uma pequena empresa localizada em uma pequena fazenda. A exportação é sim uma forma de expandir os negócios no momento de crise”, destaca a empreendedora Juliana Moro Trombini, idealizadora da marca Soul Leve - empresa de manteiga ghee de nata e banha de porco grass fed em Pedro Gomes (MS) há três anos.

O coordenador do programa na UCDB, professor Dr. Michel Constantino, explica que as empresas que querem exportar por exemplo deve entender de tecnologia, legislação, marketing, design, embalagem e dos hábitos dos compradores.  "Isso tudo só consegue com capacitação de Universidades e órgãos especialistas no assunto. Para o futuro o novo normal vai ampliar novos mercados, extinguir mercados tradicionais e buscar pessoas com habilidades diferenciadas para atender empresas digitais, equipes em Home-Office e negócios virtuais via Blockchain", completa.

Em um ano com efetivo funcionamento, a PEIEX UCDB já soma a capacitação de 61 empresas (algumas estão em processo de aprendizagem) em Mato Grosso do Sul. As atividades tiveram início em Campo Grande e hoje já atende empreendedores de Pedro Gomes, Bandeirantes e Três Lagoas. A meta é atender 100 empresas até o fim do ano que vem.

O PEIEX UCDB prepara as empresas para o comércio internacional, por meio de diagnóstico, acompanhamento na implantação de melhorias e oficinas de capacitação sobre exportação. A adequação de processos com foco no aumento da competitividade das empresas é desenvolvida em áreas como: estratégia organizacional, determinação do preço de exportação, finanças e custos, plano de negócios internacional, entre outros pontos. Mais informações pelo e-mail peiex@ucdb.br

Notícias


11/11/2024 - 08:50 - Vestibular

Inscreva-se no Vestibular UCDB 2025 e concorra a bolsas de até 100%

Provas serão feitas na próxima semana


08/11/2024 - 09:31 - Graduação

Professora da Nigéria fala sobre responsabilidade socioambiental na publicidade e propaganda

Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo