Empresa incubada na UCDB é finalista em concurso nacional de startups

16/12/2016 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A startup Eng Soluções Tecnológicas, incubada na S-Inova — Agência de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), participou este mês da "Demoday InovAtiva", maior banca de startups do Brasil, e ficou entre as finalistas.

O evento realizado em São Paulo, reuniu 111 investidores e executivos de grandes corporações e marcou a última edição do programa Inovativa, promovido pelo Sebrae. O programa é um acelerador de startups: oferece capacitação online, mentorias de alto nível e conexão com o mercado sem nenhum custo para os participantes. A Eng foi uma das startups que receberam suporte do Inovativa durante quatro meses e, assim como ela, outras 116 que também foram incentivadas pelo programa, apresentaram-se ao grupo de investidores durante o Demoday.

A empresa foi representada por um dos proprietários, Lucas Aguirre. “Foram três dias de evento, e a apresentação aos investidores foi feita no segundo. Tive apenas cinco minutos pra falar, um método que chamamos de pitch, onde expus o que já conquistamos e as perspectivas de ganhos para o futuro. Foi excelente, pois ficamos entre as startups premiadas”, explicou o empresário.

Sócio da Eng, João Carlos Siqueira, esclareceu que as vantagens da premiação são muito boas: “Conseguimos contatos de empresários interessados em investir no nosso negócio e também de possíveis parceiros e, além disso, vamos ter benefícios para angariar recursos para a startup. Como finalistas ganhamos pontuações em editais de financiamento, descontos em plataformas de gestão e também no pagamento da anuidade da Associação Brasileira de Startups (ABStartups)”.

Incubada na S-Inova, a ENG desenvolve soluções tecnológicas próprias e sob demanda, o que envolve  a elaboração da ideia, prova de conceito, prototipagem e industrialização de produtos. Um desses projetos desenvolvidos pelo grupo é o SPA — sistema de pesagem autônoma para confinamento, que permite a pesagem do gado em campo sem intervenção humana. O sistema indica o rendimento diário do animal e com isso é possível gerar curvas de ganho de peso e identificar caso um deles não esteja dentro do padrão aceitável. 

De acordo com João, o sistema está em fase final e deve ser validado em 2017: “Em janeiro vamos implementar um protótipo na Fazenda Escola da UCDB, e em fevereiro vamos colocar outro em um confinamento real. Com isso, a gente pretende ver o que consegue extrair de resultados e provar para o produtor a qualidade do sistema”, concluiu. 

Para finalizar esse processo de testes do protótipo, Lucas explicou que eles pretendem utilizar recursos do Sebrae Inovação — edital de subvenção econômica no qual estão concorrendo. “O resultado sai sexta-feira (16). Se vencermos, teremos de investir R$ 40 mil e o Sebrae entra com R$ 60 mil. A liberação da verba começa no início de fevereiro e estamos bem empolgados para concluir o nosso produto e entrar em contato com os investidores”, comentou.