Egressa da UCDB conquista Prêmio MS Cultura Presente III na categoria moda e design

10/11/2021 - 8:29 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Benilda Vergílio realizando sua arte (Foto Álvaro Hérculano)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A indígena da etnia Kadiwéu, Benilda Vergílio, egressa do curso de Design, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) conquistou, no final de outubro, o ‘Prêmio MS Cultura Presente III - Lei Aldir Blanc’, na categoria moda e design. Eram oito vagas e ficou na sexta posição. 

 

“Apresentei um vídeo de seis  minutos, mostrando a técnica da pintura à mão livre! Estou muito feliz com o resultado, pois me senti incluída. Sou a primeira indígena a ganhar esse concurso aqui em Mato Grosso do Sul. Feliz por abrir esse caminho e diálogo, mostrar o verdadeiro sentido da arte indígena, principalmente do meu povo Kadiwéu”, destacou a vencedora.

 

Pela conquista ela recebeu o prêmio de R$ 6 mil. Ela veio para Campo Grande em 2009 com o objetivo de divulgar a arte Kadiwéu e mostrar o verdadeiro valor da arte no Estado. “O grafismo tem significado muito grande para o povo Kadiwéu, faz parte da nossa história”, completa.

 

A artista ressalta que o objetivo de fazer o curso de Design na UCDB (2011), com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e da Fundação Nacional do Índio (Funai),  era dar visibilidade ao grupo de mulheres que realizam a arte Kadiwéu. O resultado tem dado tão certo que os convites não param de chegar ao longo desse tempo. “Acabo de ser contratada pela Phytoervas para fazer o design de necessaire para os voos inaugurais de Bonito. Vou participar do Movimento do Design e Moda de MS no fim deste mês, também fui convidada para ser palestrante no Festival de Arte e Cultura de MS e apresentar minhas peças no Projeto RELiga do RELab Criativo em parceria com o Brasil Eco Fashion Week, que é o maior evento de moda sustentável da América Latina”, comemora.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna