10/11/2021 - 8:29 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A indígena da etnia Kadiwéu, Benilda Vergílio, egressa do curso de Design, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) conquistou, no final de outubro, o ‘Prêmio MS Cultura Presente III - Lei Aldir Blanc’, na categoria moda e design. Eram oito vagas e ficou na sexta posição.
“Apresentei um vídeo de seis minutos, mostrando a técnica da pintura à mão livre! Estou muito feliz com o resultado, pois me senti incluída. Sou a primeira indígena a ganhar esse concurso aqui em Mato Grosso do Sul. Feliz por abrir esse caminho e diálogo, mostrar o verdadeiro sentido da arte indígena, principalmente do meu povo Kadiwéu”, destacou a vencedora.
Pela conquista ela recebeu o prêmio de R$ 6 mil. Ela veio para Campo Grande em 2009 com o objetivo de divulgar a arte Kadiwéu e mostrar o verdadeiro valor da arte no Estado. “O grafismo tem significado muito grande para o povo Kadiwéu, faz parte da nossa história”, completa.
A artista ressalta que o objetivo de fazer o curso de Design na UCDB (2011), com o apoio do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), era dar visibilidade ao grupo de mulheres que realizam a arte Kadiwéu. O resultado tem dado tão certo que os convites não param de chegar ao longo desse tempo. “Acabo de ser contratada pela Phytoervas para fazer o design de necessaire para os voos inaugurais de Bonito. Vou participar do Movimento do Design e Moda de MS no fim deste mês, também fui convidada para ser palestrante no Festival de Arte e Cultura de MS e apresentar minhas peças no Projeto RELiga do RELab Criativo em parceria com o Brasil Eco Fashion Week, que é o maior evento de moda sustentável da América Latina”, comemora.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube