Docentes participam de Acolhida como preparação para o segundo semestre de 2018

17/07/2018 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Pe. Ricardo Carlos deu boas-vindas aos docentes da Católica

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na noite dessa segunda-feira (16) foi realizada, no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré, a Acolhida Docente voltada para recepcionar e preparar os professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) para o início das aulas do segundo semestre de 2018. O encontro foi aberto com a apresentação cultural do grupo de teatro “Senta que o Leão é Manso”, que trouxe a peça "Definindo sensações" e, em seguida, o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Marcos Araújo Ramos, conduziu um momento de oração.

Logo após, o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos deu boas-vindas aos professores e falou a respeito da reformulação do projeto pedagógico, um dos pontos previstos pela Carta de Navegação — planejamento estratégico que norteia os passos da Universidade até 2022. "Os acadêmicos são diferentes a cada ano e precisamos acompanhar essas mudanças. Tenho certeza que todos os professores são capazes, vocês demonstram isso a cada dia", pontuou o Reitor.

Durante a Acolhida, cada Pró-Reitor da Católica apresentou aos docentes o trabalho desenvolvido pela área da qual é responsável. Pe. João falou sobre a Pastoral Universitária, considerada um dos pilares da Instituição, e também a respeito da contribuição dos professores nesse processo. O Pró-Reitor Administrativo, Ir. Herivelton Breiteinbach, expôs as mudanças feitas no campus Tamandaré como a criação da Central de Atendimento e as obras do Centro de Convivência e da nova entrada da Católica.

Já Dr. Cristiano Espínola de Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, destacou o comitê científico, as atividades desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da UCDB e também pela Agência de Inovação e Empreendedorismo — S-Inova. Também durante a Acolhida, a Pró-Reitora de Graduação, Dra. Rúbia Renata Marques, citou o novo sistema de planejamento de aula voltado para os docentes e reiterou a nova proposta pedagógica prevista na Carta de Navegação.

Por fim, Ir. Gillianno Mazzetto, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, além de pontuar as ações promovidas pela área falou a respeito da Carta de Navegação. Ele apresentou o que já foi feito na Instituição, de acordo com o planejamento estratégico, e também pontuou a necessidade da reformulação do projeto pedagógico que deve ser concluída até o final do ano e implementada a partir de 2019.

“Nosso objetivo é ser referência intelectual em Mato Grosso do Sul e para isso precisamos passar de Instituição de Ensino para uma Instituição transformadora. Um resultado que só virá a partir do momento em que redescobrirmos o que entregamos como história e pensarmos a respeito do que precisamos modificar para oferecer uma formação integral que entregue mais do que um profissional técnico, mas uma pessoa com valores e responsabilidade social”, pontuou Gillianno.

A formação docente continua nessa terça-feira (17), quando os professores participam no período da manhã, às 8h, e a noite, às 19h30, de uma mesa redonda com o tema “Pontos de vista de um mesmo lugar”. O debate terá a participação das docentes da Católica: Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Educação); Dra. Lucy Nunes Ratier (Psicologia); Dra. Ana Paula Gaspar Melim (Pedagogia) e Dra. Fabiana Maluf Rabacow (Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local).