28/11/2023 - 14:15 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Arlinda Cantero Dorsa, participa nesta terça-feira (28) até o dia 30 de novembro do IV Fórum dos Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, que é realizado no Centro de Convenções de Iquique, localizada na região de Tarapacá, no Chile. Além da professora também estão presentes os doutorandos em Desenvolvimento Local da UCDB, Hanae Shiota e Emerson Corazza.
“Nos reunimos na mesa da universidade e junto ao professor Ruberval Maciel da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul inicialmente contextualizamos as ações da UniRila em 2022 e 2023. Também fizemos parte das Comissões de Discussões sobre as novas ações da UniRila”, destacou a professora da Católica, Arlinda Cantero Dorsa.
A Católica integra a Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), criada no segundo semestre de 2016, sendo composta também pelas universidades Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Anhanguera/Uniderp e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), além da Universidade Nacional de Jujuy e a Universidade Nacional de Salta, da Argentina; Universidade de Antofagasta e Universidade Católica do Norte do Chile, ambas do Chile; e a Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai.
Ela conta que na segunda-feira (27) coordenou a mesa do pré-fórum na Universidade Arthuro Prat, contando com a presença de Elaine Borges Monteiro Cassiano (reitora do IFMS), Jones Dari Goettert (reitor da UFGD) e também do Alberto Martinez Quezada (reitor da Arthuro Prat). “Tivemos a oportunidade ainda de apresentar um vídeo da UniRila do qual fazemos parte junto com as demais universidades brasileiras, chilenas, argentinas e paraguaias. Também pudemos apresentar o lançamento pela UCDB dos Dossiês 3 e 4 da Rota Bioceânica, assim como o lançamento do Livro da UniRila volumes 1, 2 e 3, que fizemos parte como um dos organizadores e autores”, completou a docente.
Empresários, autoridades e representantes de instituições de ensino e pesquisa embarcaram na sexta-feira (25) em uma expedição para test drive na rota, organizada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Mato Grosso do Sul (Setlog-MS), cujas conclusões serão apresentadas no Fórum.
A Rota Bioceânica está prevista para entrar em operação em 2025 como um novo eixo logístico da América do Sul, interligando o Brasil, passando pelo Paraguai, pela Argentina, chegando aos portos do Chile, que estão no Oceano Pacífico. O Estado de Mato Grosso do Sul está em posição estratégica no centro do caminho.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube