Discussão sobre democracia e diretos humanos encerra congresso internacional na UCDB

09/11/2015 - 17:00 - UCDB

Fonte: Mylena Ensinas / Gabriel Salvi

Encerramento aconteceu na noite de sexta-feira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

De 4 a 7 deste mês, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou a XII Congresso Internacional de Direitos Humanos: Fronteira dos Direitos Humanos, Direitos Humanos nas Fronteiras.

O objetivo do evento foi proporcionar aos acadêmicos uma reflexão voltada para a realidade das práticas dos Direitos Humanos e desrespeito do mesmo nesta região do país. Abrir espaço para que estudantes das instituições de ensino superior do Estado e de outras regiões do Brasil participassem dos debates e apresentassem trabalhos acerca dos Direitos Humanos também foi uma das metas do congresso.

Na última sexta-feira (6), foram realizadas duas mesas-redondas no período da manhã, sendo a primeira com o tema “Fronteiras dos Direitos Humanos – Aspectos Jurídicos”, tendo como participantes Dra. Sheila Stolz da Silveira, Me. Neyla Ferreira Mendes e Dr. Jesus Lima Torrado, que realizou sua palestra por meio de videoconferência. A mesa teve como mediadora Dra. Jaceguara Dantas da Silva Passos.

O Dr. Jesus Lima Torrado afirmou que a cultura de direitos humanos, para concretizar-se, deve ocorrer em todas as etapas educativas. “As fronteiras dos estados atuais podem ser definidas como barreiras econômicas e jurídicas mostrado as duas faces da globalização”.

Para a palestra de encerramento, foram chamadas pra mesa Dra. Livia Gaigher, docente da UFMS, e a Dra. Monica Herman Caggiano, que trataram de assuntos como “os direitos humanos e sua vulnerabilidade na aldeia global” e “A democracia exigente”.

No período noturno, o encerramento foi com a conferência Democracia e Direitos humanos, com a Dra. Mônica Herman, e com a coordenação da Dra. Yanes da Silva Félix, da UFMS.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3312-3649 ou (67) 3345-7572.