27/09/2018 - 10:00 - UCDB
Fonte: Michele Moraes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Nesta quarta-feira (26), encerrou-se o ciclo de mesas-redondas promovido pela área de Atenção a Saúde Acadêmica (ASA) da Universidade Católica Dom Bosco com uma discussão sobre “A prevenção ao suicídio e a valorização da vida: Valorizando cada minuto”.
No anfiteatro do bloco B do campus Tamandaré, participaram do debate a psicóloga e jornalista, Cláudia Malfatti; o publicitário e professor de Comunicação Social da UCDB Thiago Müller; a docente de Educação Física da Católica Fabiane Macedo; e a professora de Psicologia da UCDB Ana Flávia Weis.
Cláudia foi a primeira a pronunciar-se a respeito do tema e apresentou dados alarmantes referentes ao índice de suicídio em Mato Grosso do Sul e em âmbito nacional. Ela também propôs uma reflexão sobre o viver e os motivos que podem fazer alguém tirar a própria vida.
“Ao atender adolescentes e adultos na clínica, vejo, principalmente, pessoas jovens com a ideia de que é muito tarde para se tornar alguém na vida, com a crença de que não podem ter um futuro promissor, sendo que ainda estão no começo de uma caminhada. Além disso, a dificuldade de lidar com frustações e o medo de não atender a expectativa dos pais é algo muito presente”, pontuou Cláudia.
De acordo com a psicóloga e jornalista, todos esses fatores desestimulam a pessoa e é em meio a este tipo de cobrança intensa e incessante que vem o pensamento do suicídio. “Quero deixar claro com esta palestra que enquanto existe o desejo de vida, a morte fica de lado”, comentou Cláudia.
Ciclo de mesas-redondas
Com o tema central “Saúde do Acadêmico em Discussão: Processos no Contexto da Universidade”, o ciclo de mesas-redondas também trouxe outras duas discussões com o intuito de promover a saúde mental e o bem-estar dos acadêmicos, além de esclarecer dúvidas dos participantes.
O primeiro debate foi realizado na manhã de segunda-feira (24) e falou sobre “Os processos de saúde: atenção, cuidado e a medicalização presentes no cotidiano acadêmico”. Integraram a mesa-redonda a psicóloga do ASA, Dra. Lucy Ratier, a professora do de Farmácia da UCDB Dra. Christine Grutzmann Faustino e a docente de Enfermagem da Católica Me. Lizandra Alvares Félix Barros.
Já a segunda discussão aconteceu na terça-feira (25), com a participação do biólogo Marco Aurélio de Almeida, do antropólogo Guilherme Passamani e do psicólogo Robson Dias. A mesa-redonda foi mediada pela acadêmica de Psicologia da UCDB Daniela Mesquita e teve como tema “Sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: Decodificando pré-conceitos na Universidade”.
Durante o debate, foi abordado, principalmente a relação e as diferenças entre gênero, sexo e sexualidade. “Os valores de sexo e gênero são consolidados antes mesmo de nascermos. Isto acontece, porque a nossa mãe também foi condicionada a pensar de determinada maneira e repassa este tipo de pensamento pra nós. Ao comprar roupas, por exemplo, são escolhidas as azuis para o menino e as rosas para a menina. São diferenças compostas pela cultura e estão tão naturalizadas quem nem pensamos a respeito e não questionamos. A parte boa é que este tipo de discussão tem se tornado mais presente”, comentou Guilherme.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
Evento ocorre nos altos da Avenida Afonso Pena
Documento foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura e entregue em solenidade na Câmara Municipal
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô