27/03/2020 - 7:00 - UCDB
Fonte: Natalie Malulei
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Uma das medidas para evitar o contágio do novo coronavírus foi a suspensão das aulas nas escolas municipais, estaduais e particulares de Mato Grosso do Sul. Com isso, as crianças têm permanecido em casa, o que trouxe um desafio para os pais: como entreter os pequenos e fazer com que eles também consigam se dedicar às atividades educativas online enviadas pelo colégio? A coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dra. Ana Paula Gaspar Melim, ressaltou que é preciso estabelecer uma rotina em casa e o diálogo é peça fundamental nesse processo.
“É preciso compreender que estamos vivendo tempos muito difíceis. Precisamos nos isolar socialmente e isso exige uma atitude rigorosa, diária e de conciliação. Se nós somos adultos e estamos com dificuldades em nos adequar, imagina as crianças. Por isso, é necessário explicar para elas o que está acontecendo — o que é o novo coronavírus; porque não há escola e porque algumas atividades educacionais devem ser feitas em casa. Muitas vezes, há conflitos, porque havia rotinas diferentes, uma em casa e outra na escola, e agora essas duas realidades vão se sobrepor em razão dessa epidemia”, esclareceu Ana Paula.
Segundo a docente, é preciso criar novos hábitos que vão incluir tanto o estudo quanto a diversão e, nesse processo, os excessos devem ser dosados. Ana Paula, alertou, por exemplo, que deixar o filho dormir demais ou ficar muito tempo em contato com aparelhos eletrônicos, pode ser prejudicial: “Como identificar o que é demais? É preciso ter bom senso, a criança acordou e foi direto para à televisão, está certo? Não. Ela precisa escovar os dentes, trocar de roupa, tomar o café da manhã, para depois brincar ou fazer algo referente à escola”.
Outra recomendação é no momento das tarefas. De acordo com a professora, quanto menor for a criança, mais ela vai precisar de acompanhamento e é preciso que os pais separem um tempo para que possam se dedicar a isso. “Se a criança tiver alguém ajudando em um horário específico, ela vai entender que aquele momento é o de estudar e que, se fizer tudo direitinho, vai poder brincar depois. Quanto mais o adulto fizer essa conciliação da rotina, melhores são as condições para a família”, ressaltou Ana Paula.
O que fazer nos momentos de lazer?
As crianças podem se divertir individualmente com atividades que elas gostam de fazer, como pintar, desenhar ou assistir desenhos. Contudo, os pais também podem aproveitar este momento para estar com os pequenos — as famílias que moram em casa, podem fazer brincadeiras no quintal e aquelas que vivem em apartamento têm a opção de arrastar um pouco os móveis da sala para ter mais de espaço.
Segundo Ana Paula, tudo pode ser feito com criatividade: “Os pais precisam entreter as crianças e podem propor algo para fazerem juntos, como jogar um jogo e assistir um filme. É possível cobrir uma mesa com um pano e brincar de cabana, ou montar um circuito na sala. Além disso, os adultos também podem relembrar com as crianças aquelas brincadeiras que faziam durante a infância e que hoje já não estão tão presentes”.
Para Ana Paula, o isolamento adotado para evitar o contágio do novo coronavírus, apesar de estar inserido em um contexto de insegurança, pode trazer algo positivo para as famílias. “Por conta do trabalho, muitas vezes, os pais não têm tempo de estar perto assim dos filhos e esta é uma oportunidade. Acredito que esse momento de isolamento, se torne um aprendizado. Pais e filhos podem se acolher, ter mais tempo um com o outro e se conhecerem melhor. Vamos poder redescobrir o valor do tempo dedicado às pessoas que amamos”, concluiu a docente.
Provas serão feitas na próxima semana
Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo
Evento termina no próximo sábado (9)