COVID-19: Enfermeiras explicam como diferenciar o novo coronavírus de uma gripe comum

30/03/2020 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Neste período de quarentena, na qual a grande parte da população tem permanecido em casa em home office, outra grande parte ainda precisa estar se deslocando para o trabalho e se prevenindo para não ser infectado pelo novo coronavírus (Covid-19) e também para não transmiti-lo aos familiares. Desta forma, a reportagem do site UCDB buscou professoras enfermeiras da Universidade Católica Dom Bosco para ajudar na diferenciação da Covid-19, da gripe, resfriado comum e alergia, pois podem apresentar sintomas iniciais muito parecidos.  

“A Covid-19 começa com sintomas suaves, a evolução pode ser progressiva em alguns casos, duram de 3 a 25 dias em média, a depender da complicação. Os principais sintomas são: febre, tosse seca, fadiga e dificuldade de respirar. Os sinais de alerta são: febre alta, acima de 39°, falta de ar com respiração curta, pressão baixa como consequência da infecção, calafrio e esforço para respirar”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem da UCDB, professora Débora Cardozo Bonfim Carbone.  

Já a gripe comum dura em média até quatro dias. “A gripe começa muito intensa, com febre que dura três dias, e é a única que nos faz sentir dores musculares.Os sintomas devem ser monitorados e, caso permaneçam leves, podem ser tratados em casa”, explica a enfermeira da UCDB, professora Ursula Vilella Andrade.

Ela ressalta que o resfriado tem um início gradual, com duração de 3 a 5 dias em média e não tem complicações graves. “Os principais sintomas são a coriza, a congestão nasal, a tosse e a dor de garganta, mas nem todos ocorrem ao mesmo tempo”. 

Por fim, a professora Débora descreve que as alergias, por serem crônicas, não têm duração estimada. “Os sintomas variam de leves a moderados. A principal característica de uma alergia é a coceira no nariz. Outros sintomas frequentes são a inflamação crônica de garganta, coriza, irritação nos olhos e congestão nasal. Vale lembrar que alergias, não causam febre! Fique ligado!”, enfatiza. 

Para colaborar também nessa triagem da doença, um grupo voluntário criou o site coronabr.com.br, que funciona como um enfermeiro virtual e já contabiliza mais de 17 milhões de acessos. Serão feitas perguntas sobre possíveis sintomas que você possa estar sentindo, como febre, qual a intensidade e por quantos dias, além de tosse, dificuldade de respirar, entre outros. Com base nas suas informações será fornecida uma orientação na hora. 

Conforme o Ministério da Saúde, o protocolo adotado nos postos de saúde em razão da pandemia do novo coronavírus é para que pessoas com sintomas respiratórios devem comunicar a situação assim que chegarem aos postos, sendo que terão atendimento preferencial idosos acima de 60 anos pessoas com doenças crônicas, gestante e mulheres dentro do prazo de até 45 dias após o parto. Confira o protocolo completo de atendimento do Ministério da Saúde clicando neste link

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica