Cinco mesas-redondas são realizadas durante o II Saberes em Ação

28/10/2015 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Bittar

Abertura do evento aconteceu na noite de ontem

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Hoje, das 7h30 às 9h (matutino) e das 19h às 21h (noturno), serão realizadas mesas-redondas do II Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – Saberes em Ação.

No período matutino, no anfiteatro do bloco A, acontece a mesa-redonda sobre “Água e sustentabilidade: direito à água, mudanças climáticas e educação ambiental”. Essa mesa está sob coordenação do professor Me. Fernando Jorge Correa Magalhães Filho, da UCDB. Os debatedores são os professores Dr. Pablo Heleno Sezerino, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Me. Fábio Martins Ayres, da UCDB e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Campo Grande (Planurb), e Dulcélya Mônica de Queiroz Souza, da gerência de meio ambiente da Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul). O professor Dr. Pablo, a UFSM, é graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental, doutor em Engenharia Ambiental (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com período de doutorado sanduíche na Universidade Tecnológica de Munique – TUM / Alemanha (2004).

Também no período matutino, no anfiteatro do bloco B, acontece a mesa-redonda denominada “Direito à saúde: realidade e perspectivas para as políticas da saúde brasileira”. Essa mesa tem como coordenadora a professora Dra. Andréa Scisleski, da UCDB. Participam duas debatedoras: Dra. Maria Lúcia Frizon Rizzoto, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unoeste), e Me. Monalisa dos Santos Barros, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Dra. Maria Rizzoto é graduada em Enfermagem (1982), doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e pós-doutora pela UFSC (2007). Já a professora Me. Monalisa Barros é graduada em Psicologia pela UFBA (1987), mestre em pesquisa populacional aplicada  pela University of Exter (1997) e, atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ainda no período da manhã, no anfiteatro do bloco C, acontece a mesa-redonda “Inovação: explorando ideias para impactar o mundo”, sob coordenação do professor Dr. Ruy Caldas, da Fundação Tuiuiú da UCDB. Os debatedores são o professor Dr. Eduardo Gomes Gonçalves, da Universidade de Brasília (UnB), que é doutor em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP) e foi o primeiro receptor do prêmio The Monroe R. Birdsey 2002 Memorial Award; a professora Dra. Juliana Lott de Carvalho, da Universidade Católica de Brasília (UCB), que é doutora em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Saulo Arruda, da Jera Software, também participa, e professor Dr. Renato Roscoe, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de MS. Possui doutorado em Ciências Ambientais pela Wageningen University and Research Centre (2002).

Noite

Já no período da noite, acontecem duas mesas-redondas. “Direitos humanos e educação: universidade e compromisso social” é uma delas. Essa mesa acontece no anfiteatro do bloco A, sob coordenação da professora Me. Ana Paula Gaspar Melin, da UCDB. Os debatedores são o professor Dr. Antonio Lino Rodrigues de Sá, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que é mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e foi orientando do professor Dr. Paulo Freire; professor Dr. Kanavillil Rajagopalan (Rajan), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é diplomado em Linguística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia, doutor em Linguística Aplicada na PUC-SP, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz em 2006 e foi nomeado um dos editores da revista WORD (Nova Iorque) em 2015; participa também o professor Dr. José Licínio Backes da UCDB.

Também acontece a mesa-redonda “Mídia e direitos humanos: compromisso com a sociedade”, no anfiteatro do bloco B, sob coordenação dos professores Dr. Oswaldo Ribeiro da Silva, da UCDB, e Dra. Elaine Cler Alexandre dos Santos, também da UCDB. São três debatedores na mesa: Dr. Antônio Hilário Aguilera Urquiza, da UFMS, que é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (1984) e doutor em Antropologia pela Universidad de Salamanca (2006); Dr. Edson Silva da UFMS, doutor em comunicação e jornalismo pela Universidad Autònoma de Barcelona – Espanha, e trabalha com análise do discurso e semiótica; e Dra. Sandra Regina Martina Vial da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que possui pós-doutorado em Direito (Roma Tre, 2006), e Pós-doutorado em Políticas Públicas (Universidade de Salerno, 2010).É avaliadora do Basis do Ministério da Educação e Cultura e do Basis do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3800, ou pelo e-mail contato.saberesemacao@ucdb.br