Ciclo de palestras Outubro Rosa e Novembro Azul é realizado na UCDB até quarta

31/10/2017 - 9:00 - UCDB

Fonte: Michele Moraes

Palestra de abertura do evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A abertura do ciclo de palestras do Outubro Rosa e Novembro Azul foi realizado na noite de ontem (30) e segue até amanhã (1º/11) no anfiteatro do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento é voltado para os alunos de Enfermagem e os cursos ligados à área de saúde com o tema central “Cuidados de saúde da Mulher e do Homem”.

O evento é marcado para encerrar o mês de ações para alertar a importância da prevenção do câncer no colo de útero e câncer de mama, além da saúde dos homens. Foram convidados palestrantes da prefeitura municipal, de hospitais, enfermeiros, psicólogos e vários outros profissionais que trabalham com essa área da saúde.

“Nós começamos esse evento na verdade no início de outubro, colorindo a Universidade e colocando estandes nos blocos, cada um com um aluno de Enfermagem ou de outro curso de saúde, para ensinar mulheres e homens a como fazer o autoexame. O evento é um fechamento dessas atividades, com as palestras”, explica a professora Eliny Aparecida Salazar, coordenadora do evento.

Nesta terça-feira, às 8h, o psicólogo Cleiton de Souza Peixoto ministra o tema “Climatério e suas alterações” e a professora Debora Zanuto ministra o tema “Fortalecimento de assoalho pélvico e períneo na gestação”. No período da noite, haverá um evento cultural com o músico Marcelo Loureiro, que irá tocar em apoio à campanha contra o câncer de mama e também o depoimento da doutora Angelita, que venceu o câncer de mama. 

Ontem pela manhã teve uma apresentação teatral feita pelas professoras e alunos da enfermagem sobre como prevenir o câncer de mama. A forma descontraída de ensinar prendeu a atenção dos acadêmicos e arrancou gargalhadas da plateia. Também houve a palestra “Atendimento à mulher em situação de violência” ministrada por Natiele da Silva Braga, na qual a Lei Maria da Penha foi abordada.

 

Texto sob supervisão de Gilmar Hernandes