Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio completa 25 anos

04/05/2022 - 7:10 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está completando 25 anos, mas o que nem todos sabem é que, logo no início, era chamado de "setor infantil", atendendo apenas dez crianças no período matutino, com quatro auxiliares de creche e uma encarregada do setor. Em 2003, com as mudanças na legislação que atende a educação infantil no Brasil, a Católica solicitou à Secretaria Municipal de Educação a autorização de funcionamento, passando a ser chamado de Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio, garantindo a qualidade no ensino que a educação salesiana proporciona.

O credenciamento e funcionamento como CEI exigiram grandes reformulações, como a adequação estrutural, contratação de profissionais pedagogos, planejamento pedagógico, além da expansão do número de vagas. Atualmente o CEI emprega mais de 30 funcionários e atende mais de 140 alunos — do berçário (quatro meses) ao nível III (seis anos), preparando-os para ingressar no ensino fundamental I. São atendidos filhos de colaboradores, acadêmicos e também a comunidade ao redor da Universidade.

“A nossa metodologia é baseada na teoria de Vygotsky, cujo pensamento compreende que o desenvolvimento cognitivo da criança se dá pelas relações sociais, pela interação com o seu meio. Além disso, associamos à pedagogia salesiana, centrada nos princípios de Dom Bosco. Contamos com espaços amplos e as crianças também são inseridas em visitas aos laboratórios da UCDB, ao Biotério, ao Museu das Culturas Dom Bosco, às quadras poliesportivas, aos anfiteatros, ao bosque, entre outros locais da universidade”, destacou a coordenadora pedagógica do CEI UCDB, professora Franciele Pavão Garcia.

A coordenadora conta ainda que foi muito bem acolhida pela casa salesiana desde que chegou do interior de São Paulo em 2009. “A UCDB me proporcionou condições para evoluir, tanto pessoalmente quanto profissionalmente e o CEI faz parte deste processo. Aqui me consolidei como professora, auxiliar de coordenação e posteriormente como coordenadora. Tenho muito orgulho de fazer parte do CEI, que acolhe e promove o desenvolvimento de nossas crianças e de profissionais que aqui trabalham. Meus filhos mais velhos estudaram no CEI e as filhas mais novas ainda estudam aqui”, conta.

De todo esse período de existência, em 18 anos dele, a professora Elza Maria Rodrigues Goveia faz parte da história do Cei São Domingos Sávio, tendo sido contratada como auxiliar de sala, passando pelo maternal e turmas de nível 1, mas se realiza cuidando dos bebês no berçário. “Acho que para trabalhar com criança  a palavra é  amor. Quando você  faz o que gosta, a paixão continua. Amo estar com as crianças, no mundo da linguagem dos bebês. Trabalhar no CEI é  gratificante, pois é a minha segunda família. Somos uma equipe muito unida, sempre  buscando o melhor para as crianças, inovando e participando de cursos de capacitação. Todos os dias agradeço a Deus por esse  trabalho”, destaca a professora.

Dentre alguns momentos marcantes durante essa trajetória, a professora Elza recorda a que teve a oportunidade de ouvir de um dos alunos a primeira palavra e pode acompanhar os primeiros passos. “No berçário temos um espaço pedagógico muito rico onde proporciona às crianças o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social de uma forma prazerosa e lúdica para os bebês, sempre respeitando seus limites”, completa a pedagoga, que é mãe de quatro filhos, dois deles (casal de gêmeos), ex-alunos do CEI. 

A assistente social Vanderlene Queiroz também destaca a importância do CEI UCDB para a própria formação. “Eu iniciei o curso de Serviço Social na UCDB em 2003 e no ano seguinte consegui uma vaga para o meu filho no setor infantil. Foi maravilhoso esse período, pois enquanto eu cursava a graduação, meu filho aprendeu bastante e só saiu quando eu me formei. Foi um apoio essencial para o desenvolvimento dele”, comemora.

Para a ex-aluna Isabelle Freitas Borges, de 24 anos, que começou a estudar aos três anos no setor infantil, o local só traz boas recordações. “Lembro muito do parquinho de areia, pois a gente cavava e dizia que estava procurando um tesouro. Às sextas-feiras era dia de colocar fantasias. Sempre tínhamos brincadeiras e coisas legais para fazer, como os passeios, além do desenvolvimento e aprendizado. Eu gostava muito de estudar lá”, recorda.

Quando Isabelle nasceu, a colaboradora da UCDB Aparecida Roza de Freitas, que já tinha outras duas filhas, conta que as crianças ficavam sob os cuidados dos avós maternos para ela trabalhar, mas quando a creche foi inaugurada, a caçulinha pode ficar mais próxima da mãe. “Quando ela veio estudar aqui foi uma maravilha, tanto que ela só tem boas lembranças daqui. Saber do cuidado e do ensinamento que ela teve, só tenho muito a agradecer”, destaca. 

Em fevereiro deste ano, Isabelle se formou em Medicina Veterinária aqui na Católica. “Durante a minha graduação também pude voltar ao CEI e trabalhar com as crianças, por meio do projeto de extensão Quatro Patas, uma parceria dos cursos de Psicologia e Medicina Veterinária, na qual os acadêmicos de Psicologia fazem a observação das crianças com os animais e os acadêmicos de Medicina Veterinária ficam responsáveis pela análise comportamental dos animais”, conta.  

Patrono

O nome dado ao CEI é em homenagem ao seu patrono São Domingos Sávio, que foi aluno de São João Bosco e um dos primeiros colaboradores na Obra Salesiana. Ele nasceu na Itália (Riva Chieri), no dia 2 de abril de 1842, e morreu aos 15 anos, já amadurecido na fé e no amor que devotava a Deus, a Nossa Senhora e à Eucaristia. Nesta sexta-feira (6), às 15 horas, data em que se celebra o Dia de São Domingos Sávio, haverá solenidade em comemoração aos 25 anos e reinauguração da ampliação do Cei, com a presença do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, pró-reitores da Universidade, docentes, colaboradores administrativos e autoridades.

Matrículas abertas

Com capacidade para 200crianças, o Centro de Educação Infantil São Domingos Sávio, anexo a UCDB, oferece vagas para o berçário, maternal I e II, níveis I, II e III (com mensalidades de R$ 694 para meio período e de R$ 1.005 para o período integral, o que inclui almoço elaborado por nutricionista). Acadêmicos têm o desconto de 20% e colaboradores o desconto é de 30%, demais alunos tem desconto de 10% na mensalidade por pontualidade. O horário de funcionamento é das 7h às 17h30. Mais informações pelos telefones (67) 3312-3596 / 3312-3582 ou via Whatsapp (67) 98153-3926.