25/07/2024 - 9:05 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Professores e coordenadores de curso da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram recebidos para o segundo semestre letivo de uma forma diferente na Acolhida 2024B e formaram uma grande plateia para um talk show sobre os “130 anos de Missão Salesiana em Mato Grosso”. O evento ocorreu ontem (24) à noite, no mezanino do Pátio UCDB, e o tema foi abordado pelo Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, e pelo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) e Chanceler da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, conduzido pelo professor Roberto Figueiredo.
Com muitas histórias desde a fundação da congregação salesiana, o bate-papo teve início com um esclarecimento sobre a denominação inspetoria. “Inspetoria é uma circunscrição geográfica na qual está inserida uma certa quantidade de presenças salesianas. Essa circunscrição consegue ser autônoma, ou seja, quando tem a sua independência humana, numericamente, de pessoas para levar adiante essa inspetoria. Quando ela ainda depende do governo central da congregação se chama visitadoria, como é o caso da presença salesiana em Moçambique”, destacou Pe. Ricardo Carlos.
Durante o bate-papo, os convidados elencaram os nomes de vários salesianos que trabalharam incansavelmente para a obra de Dom Bosco chegar cada vez mais forte aos dias de hoje. “Dom Bosco ao longo da vida teve cinco sonhos missionários e um deles foi com relação ao Brasil, no ano de 1883. Nesse sonho, ele começa em uma viagem de trem lá na Colômbia, acompanhado por um jovem que ao final da viagem mostra um mapa no qual estava desenhada com exatidão toda a América do Sul para Dom Bosco, que disse: Com a doçura de São Francisco de Sales, os salesianos levarão Jesus Cristo para as populações da América. Que o Sonho de Dom Bosco, que moveu os primeiros salesianos que vieram de modo particular aqui do então Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul, que o sonho deles seja o nosso sonho. Vamos continuar sonhando, pois somos filhos de um fundador que sonhou, dedicou e doou a própria vida para o bem da juventude. Que a gente continue esse legado e a escrever essa história bonita, mas hoje não só dos salesianos, mas também os leigos, juntos, para que essa gloriosa missão salesiana de Mato Grosso possa realmente sempre dar uma resposta aos desafios que hoje encontramos nesse mundo”, ressaltou o Reitor Pe. José Marinoni.
Muitas curiosidades foram contadas por eles durante o talk show, como a morte de jacutinga e da visita do Papa João Paulo II, que celebrou reservadamente em Campo Grande missa em agradecimento do 13º aniversário de seu pontificado e que também se apaixonou por um fruto tipicamente brasileiro: a jaca.
Antes de aprofundarem nas histórias dos 130 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso, os pró-reitores Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação), Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão), Taner Douglas Alves Bitencourt (Administração) e Pe. Rafael Gustavo Santos Souza Lopes (Pastoral e Assuntos Comunitários) também explanaram sobre as atividades desenvolvidas em cada uma das pastas na Instituição. Com exclusividade, os docentes foram os primeiros a conhecerem a nova campanha institucional da UCDB, que será lançada na televisão neste domingo (28), no intervalo do Fantástico. A equipe de Pastoral promoveu um momento de reflexão e o grupo Aves Pantaneiras também se apresentou.
Formação docente 2024B
Desde terça-feira (23), os professores da Católica estão envolvidos em atividades de formação. Ontem pela manhã eles participaram da apresentação do guia de curricularização da extensão e da palestra sobre proposta metodológica para os cursos híbridos.
Nesta quinta-feira, das 8h às 10h, no auditório do bloco A, será a vez da palestra “Interação universidade e mundo do trabalho, ministrada pelo diretor de negócios na empresa RMC-TVs, Antônio Alves, e pela representante da IGCO-Consultoria Gestão de Pessoas, Vânia Aquino. E para concluir a formação, os docentes irão participar amanhã (26), das 8h às 11h ou das 19h às 22h, em salas de aula do bloco A, da oficina “Formação de Redes com prosa”, que será dividida por áreas do conhecimento.
Evento termina no próximo sábado (9)
Evento terá transmissão no canal oficial da Católica no YouTube