Campo Grande ganha ponto de descarte correto de medicamentos

21/05/2024 - 7:13 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

População campo-grandense agora tem um novo espaço para destinar corretamente os medicamentos vencidos, além de proporcionar aferição da pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre o uso da medicação prescrita. Uma vez por mês, o curso de Farmácia da Universidade Católica Dom Bosco, estará efetuando o recebimento deste material e os atendimentos durante o mutirão da Justiça Itinerante, que ocorrerá no próximo dia 24 de maio, das 7h30 às 11h30, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica.

“Queremos que toda a população se conscientize do descarte correto de medicamentos e embalagens vencidas ou que não devem mais ser utilizados. Para isso vamos oferecer um ponto permanente na Universidade”, destacou a coordenadora do curso de Farmácia, Marla Ribeiro Arima Miranda.

O uso indevido da medicação, além de prejudicar a saúde humana, pode causar danos ao meio ambiente, o que consequentemente retorna para flora, fauna e a própria sociedade. “Ao realizar o descarte de medicamentos de forma incorreta, pode ocorrer a poluição do ambiente, por meio da decomposição destas substâncias que, na maioria das vezes são consideradas tóxicas, ou que podem vir a se tornar em função de processos de degradação, ocasionando a contaminação do ar, da água e do solo. Essa poluição pode afetar direta ou indiretamente os ecossistemas, seja pela contaminação do solo em função do descarte direto sobre o mesmo ou pelo consumo de tais substâncias por outros organismos vivos e pelo próprio ser humano ao se alimentar destes e/ou ingerir água contendo tais substâncias”, explica a Engenheira Sanitária e Ambiental, professora Ana Paula Teles. 

Mutirão

Além da arrecadação de medicamentos vencidos, a população vai contar com os atendimentos jurídicos gratuitos da Justiça Itinerante, como conversão de união estável em casamento, divórcio, pensão alimentícia, guarda dos filhos, entre outros. Para garantir o atendimento, é preciso agendar pelos telefones (67) 3312-3510 ou 3643.

Nesta data a Defensoria Pública da União também estará presente orientando sobre aposentadoria, programa bolsa família e outros benefícios previdenciários. Outro serviço oferecido é o de orientação e preenchimento da declaração do imposto de renda pessoa física 2024, feitos por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e Administração, sob a orientação de professores, cujo prazo termina no dia 31 de maio.

Os acadêmicos do curso de Biomedicina, também sob a orientação de professores, também estarão presentes, promovendo auriculoterapia e limpeza facial. Já as graduandas em Pedagogia oferecem a brinquedoteca, um espaço para atender crianças.

O Núcleo também estará com o teleatendimento para os povos originários de três Municípios de Mato Grosso do Sul (Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana e Sidrolândia. Todos os atendimentos gratuitos contam ainda com o apoio da Liga Feminina de Direito da UCDB e do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), no auxílio psicológico e com intérprete de libras.

O trabalho da Justiça Itinerante é uma parceria da UCDB com a 8ª Vara dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que garante à população campo-grandense o atendimento gratuito, oferecendo assistência jurídica com a competência de conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade, bem como as causas relativas a direito de família. O serviço é oferecido desde 2001. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3510.