Indique a um amigo

Campo Grande ganha novo drive-thru de vacinação contra a Covid na UCDB

22/05/2021 - 14:10 - UCDB

Fonte: Silvia Tada e Gilmar Hernandes

Visita técnica ao poliesportivo UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) abre suas portas e cede espaço, infraestrutura e pessoal para que a Prefeitura de Campo Grande instale um drive-thru de vacinação contra a Covid-19 no campus da Avenida Tamandaré. As quadras poliesportivas cobertas localizadas próximo das Clínicas-Escola serão o ponto de vacinação, com acesso fácil e seguro para a população. Os atendimentos estão previstos para o início do próximo mês.

“Mais uma vez, a UCDB, como universidade com compromisso social com a graduação, a pesquisa e a extensão, está abrindo as portas e ajudando a população no que é possível. Temos um grande campus e então vimos a urgência de ajudar a prefeitura a atender essa grande região da cidade”, destacou o Pró-Reitor de Administração da UCDB, Ir. Raffaele Lochi.

Atualmente, Campo Grande tem três drive-thrus: no Parque Ayrton Senna (região Sul), Cassems e Albano Franco, estes dois últimos na região do Prosa. A escolha pela UCDB teve o apoio do vereador Ronilço Guerreiro (Podemos). Um dos diferenciais do novo polo de vacinação é a existência, dentro do campus, de uma unidade básica de saúde, que dará todo suporte para armazenamento dos imunizantes. A UCDB tem parceria com a Sesau desde 2008 para manutenção da Unidade Básica de Saúde.

Na Católica, acadêmicos da área de Saúde e de outras graduações poderão auxiliar no atendimento ao público. “A vacinação em si será feita com o apoio dos acadêmicos de Saúde, mas no atendimento em geral, na conferência de dados, no cadastro, nas orientações dentro do campus os técnicos da Sesau terão a ajuda dos acadêmicos dos outros cursos. Todos querem participar no que for possível nessa corrente do bem”, afirmou a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Dra. Rubia Renata Marques.

Um grupo de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde esteve no local no dia 10 definindo as rotas de chegada e saída dos veículos. Os pró-reitores acompanharam a visita e se dispuseram a providenciar todas as adequações dentro da UCDB para que o drive-thru tenha fluidez e atenda o máximo de pessoas possível 

E neste sábado (22), o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, confirmou em entrevista que o Drive-Thru UCDB deve iniciar os atendimentos em junho. “Estivemos avaliando o espaço, a estrutura toda cedida pela Universidade, bem como a presença de acadêmicos da Universidade no apoio logístico. Acredito que já no início do próximo mês a gente consiga operacionalizar esse drive, que vai atender uma região importante, dando mais rapidez nos números que a gente precisa atingir”, destacou.

Pandemia

Desde o primeiro semestre de 2020, a UCDB tem atuado fortemente em diversas ações relacionadas ao combate à Covid-19. Recentemente, por exemplo, cedeu um ultrafreezer à Prefeitura para armazenar as vacinas da Pfizer, que necessitam de armazenamento em baixíssimas temperaturas. O equipamento ficará com o poder público por quanto tempo durar as campanhas de vacinação.

Da mesma forma, está com o Lacen-MS um equipamento que realiza o teste de PCR em tempo real — equipamento de alta tecnologia que é utilizado para os exames de detecção do coronavírus. Ele vem sendo utilizado desde abril do ano passado e já contribuiu nos milhares de diagnósticos realizados nos sul-mato-grossenses.

Na Clínica-Escola UCDB, dois serviços relacionados à Covid têm beneficiado dezenas de pessoas. Um deles é o atendimento psicológico (presencial ou remoto) para pessoas que de alguma forma foram afetadas pela pandemia e sofrem com adoecimento mental e sofrimento psíquico. Os interessados devem fazer um cadastro pelo telefone (67) 3312-3705 e os agendamentos são feitos de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 21h.

Além das sequelas emocionais, o coronavírus deixa consequências no corpo. Para esse público, o curso de Fisioterapia mantém atendimento desde o ano passado. Na Clínica-Escola, os acadêmicos sob a orientação de professores, fazem o fortalecimento muscular respiratório e global, além de aplicarem técnicas específicas de expansão pulmonar. As consultas devem ser agendadas pelo telefone (67) 3312-3638, sendo que os atendimentos são realizados das 7h30 às 11h, de segunda a quinta-feira.

O curso de Farmácia, por sua vez, produziu álcool em gel e doou a produção para públicos vulneráveis. “A solidariedade foi despertada nessa pandemia. Dentro de suas especificidades, a comunidade acadêmica tem se esforçado para provar que a ciência está muito próxima das pessoas. Enquanto universidade que investe em ciência, a UCDB está sempre acolhendo a população”, ressaltou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

Notícias


23/11/2021 - 09:53 - Mestrados e Doutorados

Intelectualidade Negra é tema de webinar na UCDB

Evento ocorre em alusão a semana de consciência negra


19/11/2021 - 01:53 - Extensão

Acadêmicos extensionistas ministram oficinas na Casa Dom Bosco

Foram abordados temas como compostagem, uso racional da água e de onde vem o leite


19/11/2021 - 11:56 - UCDB

Projeto da UCDB é contemplado com recursos do governo do Estado

Com o projeto "Ja’e", o Centro de Pesquisas Indigenistas receberá o aporte de R$ 46,8 mil do Fundo Estadual de Defesa e Reparação de Direitos Difusos e Lesados