Calouros da UCDB participam de palestra educativa sobre trânsito

26/04/2017 - 7:00 - UCDB

Fonte: Ariane Nogueira e Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Em prol da responsabilidade no trânsito, calouros da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, nesta terça-feira (25), de uma palestra promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Instituição.

Ação faz parte do projeto “Calouro Consciente”, que busca conscientizar os jovens, muitos ainda sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sobre a atenção na hora de dirigir e a exigência do cumprimento das leis do código brasileiro de trânsito.

Tanto no período matutino quanto no noturno, alunos do primeiro semestre de todos os cursos da Instituição participaram da palestra promovida pelo Detran. Encontros foram realizados nos anfiteatros dos blocos B e C do campus Tamandaré.

“Estamos aqui para fazer um alerta aos jovens, ensiná-los o valor que a vida de cada um deles tem e lembrá-los que devemos preservar a vida. Estamos aqui como o pai, a mãe, o amigo e o educador”, explicou a representante do Detran-MS, Inês Esteves. Ela também falou sobre o alto números de acidentes envolvendo este tipo de público: “Infelizmente, nos dias de hoje, a maioria das vidas perdidas em trânsito são de jovens, que provocam acidentes por imprudência”, informou Inês.

Para trazer mais informações sobre a parte legislativa do trânsito, foi convidado o sargento Adilson, policial do 17º Batalhão de Trânsito de Campo Grande. Ele falou sobre as consequências do mau comportamento dos jovens no volante: “A CNH é um sonho de muitos e outros nem esperam possuí-la para conduzir um veículo. Essa imprudência não traz apenas a morte, o pior pode ser uma sequela que vai estar com você no resto da vida, lembrando da infração que cometeu”, enfatizou o sargento.

Foram apontados, ainda, requisitos básicos para a obtenção da CNH e as fases do processo que envolve exames e prova prática exigidos pelo Detran-MS. “O jovem recebe a CNH, passa o sinal vermelho e é pego por um policial em serviço, o que pode acontecer? Ele perde a CNH naquele momento, não se pode cometer infrações graves ou gravíssimas nos primeiros 12 meses após ter retirado a CNH”, exemplifica Adilson.

A Lei Seca foi outro tema abordado pelos palestrantes e muitos acadêmicos puderam esclarecer dúvidas sobre o assunto. “Por mais que já saibamos sobre o assunto, saber mais um pouco é sempre melhor, principalmente agora que estamos na fase de tirar CNH. Qualquer dúvida que tínhamos pode ser sanada nesta palestra”, ressaltou o acadêmico de Educação Física Rodrigo Tavares.

Após o evento, foram entregues pelo Detran certificados que contam como atividades complementares para os acadêmicos presentes. Mais informações ligue (67) 3312-3615.